segunda-feira, 31 de maio de 2010

QUESTÕES DO ENEM

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DO ENEM

1-Texto I
Ser brotinho não é viver em um píncaro azulado; é muito mais! Ser brotinho é sorrir bastante dos homens e rir interminavelmente das mulheres, rir como se o ridículo, visível ou invisível, provocasse uma tosse de riso irresistível.
CAMPOS, Paulo Mendes. Ser brotinho. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.).
As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 91.
Texto II
Ser gagá não é viver apenas nos idos do passado: é muito mais! É saber que todos os amigos já morreram e os que teimam em viver são entrevados. É sorrir, interminavelmente, não por necessidade interior, mas porque a boca não fecha ou a dentadura é maior que a arcada.
FERNANDES, Millôr. Ser gagá. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.).
As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 225.
Os textos utilizam os mesmos recursos expressivos para definir as fases da vida, entre eles,
(A) expressões coloquiais com significados semelhantes.
(B) ênfase no aspecto contraditório da vida dos seres humanos.
(C) recursos específicos de textos escritos em linguagem formal.
(D) termos denotativos que se realizam com sentido objetivo.
(E) metalinguagem que explica com humor o sentido de palavras.

2-José Dias precisa sair de sua casa e chegar até o trabalho, conforme mostra o Quadro 1. Ele vai de ônibus e pega três linhas: 1) de sua casa até o terminal de integração entre a zona norte e a zona central; 2) deste terminal até outro entre as zonas central e sul; 3) deste último terminal até onde trabalha. Sabe-se que há uma correspondência numérica, nominal e cromática das linhas que José toma, conforme o Quadro 2.
Quadro 1 Quadro 2
ZONA NORTE (CASA) Linha 100 Circular zona sul Linha Amarela
ZONA CENTRAL Linha 101 Circular zona central Linha Vermelha
ZONA SUL (TRABALHO) Linha 102 Circular zona norte Linha Azul
José Dias deverá, então, tomar a seguinte sequência de linhas de ônibus, para ir de casa ao trabalho:
(A) L. 102 – Circular zona central – L. Vermelha.
(B) L. Azul – L. 101 – Circular zona norte.
(C) Circular zona norte – L. Vermelha – L. 100.
(D) L. 100 – Circular zona central – L. Azul.
(E) L. Amarela – L. 102 – Circular zona sul.

3-Apesar da ciência, ainda é possível acreditar no sopro divino – o momento em que o
Criador deu vida até ao mais insignificante dos micro-organismos?
Resposta de Dom Odilo Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, nomeado pelo papa Bento XVI em 2007:
“Claro que sim. Estaremos falando sempre que, em algum momento, começou a existir algo, para poder evoluir em seguida. O ato do criador precede a possibilidade de evolução: só evolui algo que existe. Do nada, nada surge e evolui.”
LIMA, Eduardo. Testemunha de Deus. SuperInteressante, São Paulo, n. 263-A, p. 9, mar. 2009 (com adaptações).
Resposta de Daniel Dennet, filósofo americano ateu e evolucionista radical, formado em Harvard e Doutor por Oxford:
“É claro que é possível, assim como se pode acreditar que um super-homem veio para a Terra há
530 milhões de anos e ajustou o DNA da fauna cambriana, provocando a explosão da vida daquele período. Mas não há razão para crer em fantasias desse tipo.”
LIMA, Eduardo. Advogado do Diabo. SuperInteressante, São Paulo, n. 263-A, p. 11, mar. 2009 (com adaptações).
Os dois entrevistados responderam a questões idênticas, e as respostas a uma delas foram reproduzidas aqui. Tais respostas revelam opiniões opostas: um defende a existência de Deus e o outro não concorda com isso. Para defender seu ponto de vista,
(A) o religioso ataca a ciência, desqualificando a Teoria da Evolução, e o ateu apresenta comprovações científicas dessa teoria para derrubar a ideia de que Deus existe.
(B) Scherer impõe sua opinião, pela expressão “claro que sim”, por se considerar autoridade competente para definir o assunto, enquanto Dennett expressa dúvida, com expressões como “é possível”, assumindo não ter opinião formada.
(C) o arcebispo critica a teoria do Design Inteligente, pondo em dúvida a existência de Deus, e o ateu argumenta com base no fato de que algo só pode evoluir se, antes, existir.
(D) o arcebispo usa uma lacuna da ciência para defender a existência de Deus, enquanto o filósofo faz uma ironia, sugerindo que qualquer coisa inventada poderia preencher essa lacuna.
(E) o filósofo utiliza dados históricos em sua argumentação, ao afirmar que a crença em Deus é algo primitivo, criado na época cambriana, enquanto o religioso baseia sua argumentação no fato de que algumas coisas podem “surgir do nada”.

4- A sociedade atual testemunha a influência determinante das tecnologias digitais na vida do homem moderno, sobretudo daquelas relacionadas com o computador e a Internet. Entretanto, parcelas significativas da população não têm acesso a tais tecnologias. Essa limitação tem pelo menos dois motivos: a impossibilidade financeira de custear os aparelhos e os provedores de acesso, e a impossibilidade de saber utilizar o equipamento e usufruir das novas tecnologias. A essa problemática, dá-se o nome de exclusão digital.T
No contexto das políticas de inclusão digital, as escolas, nos usos pedagógicos das tecnologias de informação, devem estar voltadas principalmente para
(A) proporcionar aulas que capacitem os estudantes a montar e desmontar computadores, para garantir a compreensão sobre o que são as tecnologias digitais.
(B) explorar a facilidade de ler e escrever textos e receber comentários na Internet para
desenvolver a interatividade e a análise crítica, promovendo a construção do conhecimento.
(C) estudar o uso de programas de processamento para imagens e vídeos de alta complexidade para capacitar profissionais em tecnologia digital.
(D) exercitar a navegação pela rede em busca de jogos que possam ser “baixados” gratuitamente para serem utilizados como entretenimento.
(E) estimular as habilidades psicomotoras relacionadas ao uso físico do computador, como mouse, teclado, monitor etc.

5-Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para compra
de veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito.
O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou
funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá
em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de
Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna.
São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).
Na representação escrita da conversa telefônica entre a
gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de
falar da gerente foi alterada de repente devido
A à adequação de sua fala à conversa com um amigo,
caracterizada pela informalidade.
B à iniciativa do cliente em se apresentar como
funcionário do banco.
C ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas
Gerais).
D à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome
completo.
E ao seu interesse profissional em financiar o veículo de


6-A partir da metade do século XX, ocorreu um
conjunto de transformações econômicas e sociais cuja
dimensão é difícil de ser mensurada: a chamada explosão
da informação. Embora essa expressão tenha surgido no
contexto da informação científica e tecnológica, seu
significado, hoje, em um contexto mais geral, atinge
proporções gigantescas.
Por estabelecerem novas formas de pensamento
e mesmo de lógica, a informática e a Internet vêm gerando
impactos sociais e culturais importantes. A disseminação
do microcomputador e a expansão da Internet vêm
acelerando o processo de globalização tanto no sentido do
mercado quanto no sentido das trocas simbólicas possíveis
entre sociedades e culturas diferentes, o que tem
provocado e acelerado o fenômeno de hibridização
amplamente caracterizado como próprio da pósmodernidade.
FERNANDES, M. F.; PARÁ, T. A contribuição das novas tecnologias da informação na
geração de conhecimento. Disponível em: http://www.coep.ufrj.br.
Acesso em: 11 ago. 2009 (adaptado).
Considerando-se o novo contexto social e econômico
aludido no texto apresentado, as novas tecnologias de
informação e comunicação
A desempenham importante papel, porque sem elas não
seria possível registrar os acontecimentos históricos.
B facilitam os processos educacionais para ensino de
tecnologia, mas não exercem influência nas ciências
humanas.
C limitam-se a dar suporte aos meios de comunicação,
facilitando sobretudo os trabalhos jornalísticos.
D contribuem para o desenvolvimento social, pois
permitem o registro e a disseminação do
conhecimento de forma mais democrática e interativa.
E estão em estágio experimental, particularmente na
educação, área em que ainda não demonstraram
potencial produtivo.


7-Para o Mano Caetano
O que fazer do ouro de tolo
Quando um doce bardo brada a toda brida,
Em velas pandas, suas esquisitas rimas?
Geografia de verdades, Guanabaras postiças
Saudades banguelas, tropicais preguiças?
A boca cheia de dentes
De um implacável sorriso
Morre a cada instante
Que devora a voz do morto, e com isso,
Ressuscita vampira, sem o menor aviso
[...]
E eu soy lobo-bolo? lobo-bolo
Tipo pra rimar com ouro de tolo?
Oh, Narciso Peixe Ornamental!
Tease me, tease me outra vez 1
Ou em banto baiano
Ou em português de Portugal
De Natal
[...]
1 Tease me (caçoe de mim, importune-me).
LOBÃO. Disponível em: http://vagalume.uol.com.br.
Acesso em: 14 ago. 2009 (adaptado).
Na letra da canção apresentada, o compositor Lobão
explora vários recursos da língua portuguesa, a fim de
conseguir efeitos estéticos ou de sentido. Nessa letra, o
autor explora o extrato sonoro do idioma e o uso de termos
coloquiais na seguinte passagem:
A “Quando um doce bardo brada a toda brida” (v. 2)
B “Em velas pandas, suas esquisitas rimas?” (v. 3)
C “Que devora a voz do morto” (v. 9)
D “lobo-bolo//Tipo pra rimar com ouro de tolo? (v. 11-12)
E “Tease me, tease me outra vez” (v. 14

TEXTO PARA AS QUESTÕES 8 E 9
8-Texto I
É praticamente impossível imaginarmos nossas
vidas sem o plástico. Ele está presente em embalagens de
alimentos, bebidas e remédios, além de eletrodomésticos,
automóveis etc. Esse uso ocorre devido à sua atoxicidade
e à inércia, isto é: quando em contato com outras
substâncias, o plástico não as contamina; ao contrário,
protege o produto embalado. Outras duas grandes
vantagens garantem o uso dos plásticos em larga escala:
são leves, quase não alteram o peso do material
embalado, e são 100% recicláveis, fato que, infelizmente,
não é aproveitado, visto que, em todo o mundo, a
percentagem de plástico reciclado, quando comparado ao
total produzido, ainda é irrelevante.
Revista Mãe Terra. Minuano, ano I, n. 6 (adaptado).
Texto II
Sacolas plásticas são leves e voam ao vento. Por
isso, elas entopem esgotos e bueiros, causando
enchentes. São encontradas até no estômago de
tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos, mortos por
sufocamento.
Sacolas plásticas descartáveis são gratuitas para
os consumidores, mas têm um custo incalculável para o
meio ambiente.
Veja, 8 jul. 2009. Fragmentos de texto publicitário do
Instituto Akatu pelo Consumo Consciente.
Questão 107
Na comparação dos textos, observa-se que
A o texto I apresenta um alerta a respeito do efeito da
reciclagem de materiais plásticos; o texto II justifica o
uso desse material reciclado.
B o texto I tem como objetivo precípuo apresentar a
versatilidade e as vantagens do uso do plástico na
contemporaneidade; o texto II objetiva alertar os
consumidores sobre os problemas ambientais
decorrentes de embalagens plásticas não recicladas.
C o texto I expõe vantagens, sem qualquer ressalva, do
uso do plástico; o texto II busca convencer o leitor a
evitar o uso de embalagens plásticas.
D o texto I ilustra o posicionamento de fabricantes de
embalagens plásticas, mostrando por que elas devem
ser usadas; o texto II ilustra o posicionamento de
consumidores comuns, que buscam praticidade e
conforto.
E o texto I apresenta um alerta a respeito da
possibilidade de contaminação de produtos orgânicos
e industrializados decorrente do uso de plástico em
suas embalagens; o texto II apresenta vantagens do
consumo de sacolas plásticas: leves, descartáveis e
gratuitas.

9-Em contraste com o texto I, no texto II são empregadas,
predominantemente, estratégias argumentativas que
A atraem o leitor por meio de previsões para o futuro.
B apelam à emoção do leitor, mencionando a morte de
animais.
C orientam o leitor a respeito dos modos de usar
conscientemente as sacolas plásticas.
D intimidam o leitor com as nocivas consequências do
uso indiscriminado de sacolas plásticas.
E recorrem à informação, por meio de constatações,
para convencer o leitor a evitar o uso de sacolas plásticas.

10-Canção do vento e da minha vida
O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
O vento varria as flores...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de folhas.
[...]
O vento varria os sonhos
E varria as amizades...
O vento varria as mulheres...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De afetos e de mulheres.
O vento varria os meses
E varria os teus sorrisos...
O vento varria tudo!
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De tudo.
BANDEIRA, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967.
Na estruturação do texto, destaca-se
A a construção de oposições semânticas.
B a apresentação de ideias de forma objetiva.
C o emprego recorrente de figuras de linguagem, como o
eufemismo.
D a repetição de sons e de construções sintáticas
semelhantes.
E a inversão da ordem sintática das palavras.

terça-feira, 18 de maio de 2010

7º ANO D ( manhã)

Trabalho sobre as Ações Afirmativas.

Alunas: Thaís e Elaine

Ações afirmativas são medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros. Portanto, as ações afirmativas visam combater os efeitos acumulados em virtude das discriminações ocorridas no passado. (GTI, 1997;Santos,1999;Santos,2002).

Esse foi um dos primeiros conceitos surgidos no Brasil dentro do GTI - Grupo de Trabalho Interdisciplinar criado no governo de Fernando Henrique Cardoso no ano de 1995, hoje já extinto.

Existem ainda ações afirmativas que são desenvolvidas fora do Estado por instituições da sociedade civil com autonomia suficiente para decidir a respeito de seus procedimentos internos, tais como partidos políticos, sindicatos, centrais sindicais, escolas, igrejas , instituições privadas etc. As ações afirmativas, neste sentido podem ser temporárias ou não, dependendo das normas que as criaram.

É importante notar que as ações afirmativas não se confundem com a discriminação positiva. As primeiras são ações de incentivo e suporte para os grupos de pessoas a que se destinam, tais como a criação de cursinhos pré-vestibulares para afro-descendentes e pessoas oriundas de escolas públicas, ou a criação de horários de reuniões (em partidos políticos, sindicatos, etc.) que permitam a participação de mulheres com filhos.

A discriminação positiva introduz na norma o tratamento desigual dos formalmente iguais, citando-se como exemplo a reserva de vagas de cargos públicos para deficientes físicos determinada pela Constituição Brasileira de 1988, ou ainda a reserva de uma determinada quantidade de vagas nas universidades públicas para alunos afro-descendentes ou da rede pública.

Alguns doutrinadores do Direito consideram que tais medidas nada mais são do que a implementação da igualdade material.

Quanto a sua origem, as ações afirmativas nasceram na década de 1960, nos Estados Unidos da América, com o Presidente John F. Kennedy, como forma de promover a igualdade entre os negros e brancos norte-americanos.

Hoje em dia em contra-partida justa de um estado que promove a Isonomia, garante também a liberdade para os movimentos brancos e de outras raças.

8º ano Manhã

Tema do trabalho
Problemas no intestino

Alunas : Janikelle
Isabel
Camila

Doença Inflamatória Inespecífica do Intestino
Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa Inespecífica

QUAL A DIFERENÇA ENTRE COLITE ULCERATIVA E DOENÇA DE CROHN?

Doença de Crohn e colite ulcerativa são dois tipos de doenças inflamatórias do intestino

retocolite ulcerativa inespecíficaNa colite ulcerativa acontece um processo inflamatório envolvendo a mucosa (camada mais superficial) do intestino grosso , geralmente difusa , comprometendo grandes segmentos ou apenas o reto (porção terminal do intestino grosso).

doença de crohn em íleo terminal com estenose localNa doença de Crohn o segmento comprometido é pequeno e envolve todas as camadas da parede intestinal.

Outra diferença é que a doença de Crohn pode acometer qualquer segmento do aparelho digestivo , desde a boca até o ânus e a colite ulcerativa , apenas o colon (intestino grosso).

Na imagem acima observa-se em (1): aumento dos linfonodos (íngua); (2): estreitamento da luz do intestino (estenose); (3) lesões aftóides (aftas)

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A DOENÇA INFLAMATÓRIA INESPECÍFICA E A SÍNDROME DO COLON IRRITÁVEL ( COLON ESPÁSTICO) ?

A doença inflamatória pode levar ao sangramento intestinal , febre, alteração no exame de sangue com aumento dos leucócitos , diarréia e cólicas . As alterações causadas pelo processo inflamatório podem ser visualizados através de exames radiológicos ou endoscopia ( colonoscopia ). Síndrome do cólon irritável é um conjunto de sintomas resultantes do espasmo (contração) ou funcionamento anormal da motilidade do intestino. O síndrome do cólon irritável é caracterizado pela presença de cólicas , diarréia e/ou obstipação , mas nunca febre , sangramento ou alterações no exame de sangue. Exames radiológicos ou colonoscopia se mostram dentro da normalidade.

QUAL A CAUSA DA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL?

Não existe uma única explicação para o aparecimento. Existem várias teorias tentando explicar a doença. A mais aceita atualmente é de que um provável processo viral , bacteriano ou alérgico, inicialmente acomete o intestino levando a um processo inflamatório. Este processo em combinação com uma predisposição genética levaria ao desenvolvimento de anti-corpos que iriam contra o próprio intestino , cronicamente tentando destruí-lo. Aproximadamente 10 % das pessoas com doença inflamatória intestinal tem parentes próximos com a mesma doença.

O ESTRESS TEM ALGUMA IMPLICAÇÃO COM A DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL?

Estress emocional devido a problemas familiares, no trabalho ou sociais, podem Ter como resultante uma piora do quadro do síndrome do colon irritável, porém há poucas evidências de que o estress é uma causa imperativa na doença inflamatória inespecífica do intestino.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA DOENÇA INFLAMATÓRIO INTESTINAL?

Exame do intestino grosso através da colonoscopia (endoscopia do intestino) . Através deste exame consegue-se avaliar a extensão e o grau de acometimento tanto da doença de Crohn como da retocolite ulcerativa inespecífica. O exame requer um preparo especial com vários laxativos para que o intestino fique totalmente limpo permitindo um exame minuncioso da mucosa (pele que reveste o intestino). No momento do exame é realizada uma sedação com medicação especial para que você adormeça e não sinta nada durante o exame.

colonoscopia imagem edoscópica mostrando a retocolite ulcerativa
A fotografia ao acima foi tirada durante uma exame endoscópico quandol foi diagnosticado retocolite ulcerativa inespecífica.

Um tubo flexível é introduzido através do reto até a porção inicial do intestino grosso. Geralmente são realizadas biópsias para determinar o estágio ou o tipo da doença . Fotografias também são tiradas durante o exame para documentação e comparação com exames futuros ou anteriores.

No caso da doença de Crohn em que há acometimento do intestino delgado , exames de RX são necessários. Nestes exames , o paciente ingere um líquido espesso , esbranquiçado , lembrando giz em sua coloração que é radiopaco (aparece no RX). Após ingerido o líquido são feitas inúmeras chapas para acompanhar o líquido até a sua chegada no intestino grosso.

QUAIS SÃO AS COMPLICAÇÕES DA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL ?

A colite ulcerativa pode cursar com sangramento crônico, diarréia e anemia. A doença de Crohn algumas vezes pode resultar em um estreitamento progressivo do intestino delgado levando a um aumento da dor tipo cólica e ainda formação de abcessos intra-abdominais. Doença de Crohn geralmente evolui com diarréia crônica, febre e sangramento.

QUAL O TRATAMENTO PARA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL?

Existem várias medicações atualmente disponíveis no mercado. Geralmente o tratamento é demorado e requer mudar várias vezes a medicação ou a sua dosagem até que o paciente melhore. As vias e formas de apresentação das medicações variam muito. Não existe cura para doença inflamatória intestinal – a doença apresenta períodos de acalmia ( aparente cura) . Estes períodos não são possíveis de se determinar podendo ser de dias, meses ou anos e dependem de cada indivíduo.

É IMPORTANTE A DIETA EM PACIENTES COM D.INFLAMATÓRIA INTESTINAL?

Basicamente os pacientes devem se manter bem nutridos. Se você está respondendo bem as medicações , pode se alimentar normalmente sem restrições. Aos pacientes que tem diarréia após as refeições, recomenda-se diminuir a quantidade de fibras. Se você é sensível ao leite ( intolerância a lactose) , recomenda-se evitar o leite e seus derivados.

QUAIS OS RESULTADOS ESPERADOS DO TRATAMENTO?

Tratamento precoce e com a medicação correta geralmente levam a uma melhora importante aliviando os sintomas . A maioria dos pacientes portadores de doença inflamatória intestinal são produtivos e têm uma vida normal. Uma pequena porcentagem de pacientes com colite ulcerativa e uma porcentagem maior de pacientes com D. de Crohn eventualmente vão precisar de uma cirurgia.

QUAIS AS OPÇÕES CIRÚRGICAS PARA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL?

Na doença de Crohn a cirurgia se restringe a resolver a complicação. No caso de estreitamentos ,são ressecados segmentos pequenos dos intestino; no caso de abcessos estes são drenados . A doença tende a retornar e necessitar de nova cirurgia, eventualmente.

Na colite ulcerativa a cirurgia já é mais agressiva havendo a necessidade da ressecção de todo o intestino grosso. No passado o paciente necessitava viver com uma bolsa de ileostomia ( a porção terminal do intestino delgado é colocado na pele e as evacuações se fazem em bolsas de plástico) . Atualmente , na maioria dos casos é possível realizar uma cirurgia em que se faz a custura do intestino delgado com o ânus.

9º ano (tarde)

Trabalho sobre o Ceará


CEARÁ

LOCALIZAÇÃO: o Ceará, estado brasileiro, fica no norte da Região Nordeste

DIVISAS: Norte = Oceano Atlântico; Sul = Pernambuco; Leste = Rio Grande do Norte e Paraíba; Oeste = Piauí

(banhado pelo oceano Atlântico numa extensão de 573 km)

ÁREA (km²): 146.348,3

(a área acrescida da massa de água passa para 148.016 km2)

RELEVO: planalto, planícies e várzeas (Leste e Oeste)

Banhado pelo oceano Atlântico numa extensão de 573 km, com litoral pouco recortado, onde aparecem planícies costeiras e praias cobertas por dunas de beleza singular. Junto ao litoral, as altitudes não ultrapassam 100 metros. Em direção ao interior, no entanto, o terreno passa a ter características de planalto, alcançando altitudes médias de 400 a 500 metros. Trata-se de parcela do planalto Nordestino, uma das unidades do planalto Atlântico, cuja monotonia é quebrada em certos pontos por blocos elevados de rochas mais resistentes, entre os quais se destaca a serra de Baturité, com altitudes que chegam a mais de 1.000 metros

RIOS PRINCIPAIS: Jaguaribe, Salgado, Conceição, Acaraú, Pacoti, Piranji, Banabuiú, Trussu

VEGETAÇÃO: caatinga em quase todo o território; vegetação de restinga e salinas em estreita faixa litorânea

A área ocupada por caatingas no Ceará atinge 129.162,7 km2, o que corresponde a 88 % da área total do estado

CLIMA: tropical

Com exceção do trecho ao longo da costa e das chapadas e pequenas serras, o clima em boa parte do território do estado do Ceará é semi-árido

MUNICÍPIOS (número): 184 (1996)

CIDADES MAIS POPULOSAS: Juazeiro do Norte, Maracanaú, Caucaia, Sobral, Crato

HORA LOCAL (em relação a Brasília): a mesma

HABITANTE: cearense

POPULAÇÃO: 7.430.661 (2000)

DENSIDADE: 50,77 habitantes p/km2

ANALFABETISMO: 24,7% (2000)

MORTALIDADE INFANTIL: 40,9 óbitos por mil crianças nascidas vivas

CAPITAL: Fortaleza, fundada em: 13/4/1726

HABITANTE DA CAPITAL: fortalezense

A economia do Ceará está estruturada sobre a produção agroindustrial e o comércio. A característica marcante da agropecuária cearense é a competitividade das espécies nativas, com destaque para o caju, algodão, lagosta, camarão e mandioca, entre outros. Na agricultura é também expressiva a importância do arroz, feijão, cana-de-açúcar, milho, mamona, tomate, banana, laranja, coco-da-baía e melão. Diante das características de forte insolação durante o ano todo, os frutos tropicais como acerola, caju, manga, melão, mamão, banana e uva entre outros, apresentam excepcional qualidade organoléptica, concentrando alto teor de sólidos solúveis e vitaminas.

O rebanho do Estado era composto em 1994 de 2,18 milhões de cabeças de bovinos, 1,2 milhão de suínos, 1,08 milhão de caprinos, 1,33 milhão de ovinos e 19,68 milhões de aves. A avicultura é atualmente a atividade mais organizada e dinâmica, com crescimento contínuo nos últimos 15 anos.

Existem 701 açudes no estado, com capacidade para 10,6 bilhões de m3 de água. A existência de tais reservatórios hídricos permite o desenvolvimento agrícola e a criação pecuária nas regiões semi-áridas, onde a escassez de água é freqüente.

Mais recentemente, iniciou-se no Ceará a criação de lagosta em cativeiro, uma atividade que deverá receber novos adeptos. A produção de pescado correspondeu a 6.023 toneladas de lagosta, 1.702 toneladas de camarão, 16.022 toneladas de peixe do mar e 1.862 toneladas de peixe de açude, no mesmo ano.

No setor industrial destacam-se as transformações de fibras têxteis, confecções, calçados, alimentos, metalurgia e química. Dos produtos industriais, os têxteis e confecções apresentam maior dinamismo e atração de novos investimentos no estado. Na pauta de exportações, destacam-se a amêndoa da castanha-de-caju, lagosta, pargo, camarão, melão, produtos têxteis e confecções.

A colonização do Estado, iniciada no século XVII, foi dificultada pela forte oposição das tribos indígenas e só tomou impulso com a construção, na embocadura do rio Pajeú, do forte holandês Schoonenborch, que em 1654, foi tomado pelos portugueses. Com seu nome mudado para Fortaleza de Nossa Senhora de Asunção, o forte tornou-se a sede da Capitania.

No século XIX, um movimento de grande importância aconteceu no Ceará: a campanha aboliciionista, que aboliu a escravidão em 25 de março de 1884, antes da Lei Áurea.

O Ceará começaria a se desenvolver apenas depois de sua separação de Pernambuco (em 1799) e sua história foi sempre marcada por lutas políticas e movimentos armados. Esta instabilidade prolongou-se durante o Império e a Primeira República, normalizando-se depois da reconstitucionalização do País, em 1945.


A história do Ceará tem início com a criação da "Capitania do Siará", doada em 1535 a Antonio Cardoso de Barros. Em 1603, uma expedição comandada pelo açoriano Pêro Coelho de Souza fundou na região a colônia denominada Nova Luzitânia. Juntamente com o grupo, chegou também um rapaz de 17 anos, Martim Soares Moreno, considerado o verdadeiro fundador do Ceará. Conhecedor da língua e dos costumes indígenas, mantinha amizade fraternal com os nativos, o que lhe valeu fundamental apoio para a derrocada dos franceses e holandeses que também pretendiam colonizar a região. Em 1619, depois de muitas lutas contra invasores estrangeiros, naufrágios e prisões, Soares Moreno obteve uma carta régia que lhe dava o título de Senhor da Capitania do Ceará, lá se fixando por muitos anos. Seu romance com a índia Iracema foi imortalizado pelo escritor brasileiro José de Alencar, em seu livro intitulado Iracema.

O Ceará fez parte do estado do Maranhão e Grão-Pará em 1621. Foi ainda invadido duas vezes, em 1637 e 1649, pelos holandeses que ocupavam a região onde hoje se encontra o estado de Pernambuco, mantendo-se a ele subordinado até conquistar sua autonomia, em 1799. O desenvolvimento da pecuária em Pernambuco e na Bahia levou criadores a ocuparem o interior do Ceará. As vilas foram se formando junto às grandes fazendas ou nos pontos de descanso das tropas vindas do sul.

Em 1824, o Ceará participou da Confederação do Equador, juntamente com os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. O estado começou a se desenvolver na segunda metade do século XIX, com a chegada da navegação a vapor, das estradas de ferro, da iluminação a gás e do telefone. Foi a primeira província brasileira a libertar os escravos, em 1884, e também uma das primeiras a aderir à República.

Castanha-de-Caju - Além das qualidades nutritivas e medicinais contidas na castanha originária do caju(6), seu sabor exótico tornou-a popular ao longo dos anos. É largamente apreciada em todos os países do mundo, para o acompanhamento de drinks ou na composição de aperitivos sofisticados. A fruta pode ser processada para a elaboração de sucos, mel, vinho e licor, além de ser também utilizada industrialmente para a produção de doces e passas.

O cajueiro é uma árvore nativa do Nordeste brasileiro, introduzida em outros países como a Índia e Moçambique, pelos colonizadores portugueses. Esses dois países, juntamente com o Brasil, são responsáveis por 80 % da produção mundial de castanha-de-caju. O Brasil participa com 35 % desse total e exporta 90 % de sua produção. A região Nordeste é responsável por 99 % da produção nacional de castanha-de caju, que chega a 1,2 milhão de toneladas por ano, e o estado do Ceará responde por 48 % desse total.

Trabalho das alunas do 7º ano B (tarde)

TRABALHO DAS ALUNAS Daiane e Renata.

Jogadores mais famosos do brasil.

No PODEROSO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE vários jogadores se consagraram defendendo a camisa tricolor:

No inicio de sua gloriosa história nos anos 1940 a 1950, o São Paulo ja se tornou grande no futebol brasileiro. Naquele tempo o clube trouxe grandes nomes como o lendário LEONIDAS DA SILVA, consagrado jogador brasileiro. Trouxe tambem o argentino SASTRE, NORONHA, BAUER, ZEZÉ PROCÓPIO, LUIZINHO, RUI e TEIXEIRA. Com eles, o Tricolor formou o famoso time conhecido como "Rolo Compressor", campeão cinco vezes nos anos 40 (1943, 1945, 1946, 1948 e 1949). Nesse momento, o clube já havia se instalado no Estádio do Canindé, terreno depois vendido à Portuguesa para viabilizar a construção do estádio do Morumbi.


Durante a década de 50, mesmo com poucos títulos, o time contou com craques que marcariam definitivamente a história do clube, caso do goleiro POY, do zagueiro central MAURO RAMOS DE OLIVEIRA(provavelmente o maior defensor do Tricolor de todos os tempos), do ponta-direita MAURINHO, do genial "Garrincha da ponta-esquerda" Canhoteiro, além do centroavante GINO ORLANDO, que durante um bom tempo foi o maior artilheiro do time em todos os tempos (só superado, tempos mais tarde, por SERGINHO CHULAPA).

Quando o estádio do Morumbi ficou pronto em 1970, veio o canhota de ouro GÉRSON, PEDRO ROCHA, TONINHO GUERREIRO. Com esses jogadores o São Paulo alcançou a sua consagração sendo pela primeira vez campeão brasileiro em 1977, se destacaram tambem o goleiro WALDIR PERES, ZÉ SÉRGIO e SERGINHO CHULAPA (o maior artilheiro da história do São Paulo)

Nos anos 80 o São Paulo montou a melhor zaga do futebol brasileiro naquela época com OSCAR e DARIO PEREYA, onde conquistaram dois campeonatos paulistas consecutivos em 1980 e 1981.
Em 1984, Cilinho revelaria ao mundo os "Menudos do Morumbi": SILAS, MÜLLER e SIDNEY. No ano seguinte, a taça do Paulista ficaria no Morumbi, com um time velocíssimo, talentoso e inteligente. O ataque tinha CARECA, centroavante mortal que iria à Copa do Mundo de 1986, e o meio-campo tinha FALCÃO, recém-chegado da Itália, já considerado o "Rei de Roma".

Nos anos 90, com a chegada do mestre Tele Santana, o São Paulo conseguiria a consagração definitiva de sua gloriosa história com o bicamepeonato da libertadores e mundial, a maquina tricolor super poderosa e vencedora contava com o grande ZETTI, CAFÚ, RAÍ,CEREZZO,CATE, PALHINHA, PINTADO, RICARDO ROCHA, LEONARDO, DENILSON e RONALDÃO.

O São Paulo conseguiu seu apogeu definitivo depois dos anos 2000 onde se tornou conhecido como a máquina do Morumbi com LUÍS FABIANO, KAKÁ e FRANÇA.

Recentemente o time foi TRI CAMPEÃO DA LIBERTADORES E MUNDIAL, se confirmando entre os maiores clubes do futebol mundial, e se consolidando no topo do futebol brasileiro. O time TRI CAMPEÃO MUNDIAL contava com grandes jogadores como LUGANO, FABÃO, CICINHO, MINEIRO, JOSUÉ, AMOROSO, JÚNIOR e ALUÍSIO.

Porem, o principal nome do time, que pode vim a ser o maior idolo do clube é o ROGÉRIO CENI, o goleiro é o principal jogador do time nos ultimos 10 anos, fazendo 17 anos que esta no São Paulo. Fez ao todo 78 gols, conquistando glórias e titulos no SUPERIOR SÃO PAULO

Inscrições do ENEM para os Alunos 2º e 3º ano do ensino médio

INEP INICIA PROCEDIMENTOS PARA IMPRESSÃO DAS PROVAS DO ENEM 2010

LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS IMPRESSÃO DOS INSTRUMENTOS, TESTES E EXAMES DO ENEM 2010 SÃO DISCUTIDOS HOJE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DO INEP

Será realizado hoje (14/05), a partir das 14h, na sede da representação do MEC em São Paulo, Audiência Pública para discutir a contratação de impressão gráfica dos instrumentos que serão utilizados pelo INEP na realização do Enem 2010.

A programação da audiência tem como ítens a apresentados os gestores do projeto, a apresentação da legislação e dos requisitos para contratação dos impressos que servirão para realização do Enem 2010. Haverá ainda espaço para formulação dos pedidos de esclarecimento por escrito.

A razão e necessidade da audiência são óbvios: depois dos transtornos causados pelo episódio do vazamento das provas do Enem 2009, que provocou enorme atraso e transtorno aos estudantes e também quase pôs a perder todo projeto do Enem 2009, sem contar no prejuízo aos cofres públicos, o Inep se antecipa para cercar o projeto do Enem 2010 de todas as garantias necessárias para que estes fatos não se repitam.

Deverão participar da audiência os consórcios interessados nos serviços gráficos do Enem. Em 2009 o consórcio Connasel, formado por Consultec, Funrio e Cetro foi o único a apresentar proposta para realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

A estimativa inicial era de que o Enem custaria R$ 116 milhões de reais, sendo que a maior parte dos gastos seria concentrada na aplicação da prova, divulgação do gabarito e na elaboração, impressão, acondicionamento e distribuição das provas.

Mais tarde, com o adiamento e descoberta da fraude, a contratação para a realização do Enem foi firmada sem concorrência pública por seu "caráter emergencial" no valor de R$ 131,9 milhões, sendo R$ 31,9 milhões gastos com a impressão dos novos cadernos de prova e gabaritos do Enem.

Mec Define Novas Datas do SISU 2010


7º ANO D ( TARDE)

Neste mês maio os alunos do 7º ano D tarde e as demais turma estão desenvolvendo atividades voltada para copa do mundo.

Os alunos Leonardo Ferreira, Lucas e Ricardo pesquisaram e conhetaram dados sobre a história de Ronaldo Gaúcho.

Ronaldo de Assis Moreira, ou Ronaldinho Gaúcho como é conhecido no Brasil (na Europa é chamado simplesmente de Ronaldinho) (Porto Alegre, 21 de março de 1980), é um jogador de futebol brasileiro.

Jogador formado no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, meia-armador, estreou na seleção brasileira num jogo contra a Letônia, em junho de 1999. Porém foi na Copa América de 1999 que se consagrou, marcando um gol na goleada contra a Venezuela (7 a 0), em que deu um chapéu no zagueiro e chutou forte no canto do goleiro. Após isso, Ronaldinho já era cobiçado por grandes clubes europeus como o PSV. Foi considerado melhor jogador do mundo em 2004, e também em 2005, portanto, pelo segundo ano consecutivo pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), e Bola de Ouro (melhor jogador europeu) em 2005.

É irmão do ex-jogador do Grêmio, Assis. Desde pequeno, Ronaldinho Gaúcho já demonstrava habilidade com a bola, como se pode ver em vídeos caseiros de sua família. Um de seus ídolos foi Ronaldo, com quem já jogou muitas vezes junto pela Seleção Brasileira. É considerado um dos melhores jogadores do mundo na atualidade. Reconhecido e respeitado mundialmente, Ronaldinho possui o dom de fazer diversos truques com a bola de futebol, o que é característico do jogador brasileiro. Por tais características, já participou de inúmeros comerciais da Nike.

Seu jeito "moleque" é cativamente e é um atual ídolo da torcida do Barcelona. Uma de suas marcas registradas é o aspecto dentuço, o que leva a comparações com Ronaldo. Tem 1,82m de altura.



ALUNOS: Leonardo ferreira
Lucas
Ricardo

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Entenda a diferença de Informática Educativa e Informática Educacional

Entenda a diferença de Informática Educativa e Informática Educacional

Informática Educativa: a informática é mais uma disciplina integrada ao currículo. Ensina-se, por exemplo, linguagens de programação, design e a utilizar os softwares do Office. Na maior parte dos casos não há preocupação de integração dessas aulas com outras áreas de conhecimento. Ou nos casos em que se busca a interdisciplinaridade, raramente há o envolvimento de um professor especialista daquela(s) disciplina(s) no planejamento da atividade.

Informática Educacional: a informática é utilizada como um recurso, uma ferramenta para a construção de conhecimento. A principal forma de trabalhar é através de projetos, webquests, webgincanas, projetos, enfim, atividades planejadas sobre determinados temas, ou conteúdos didáticos de todas as disciplinas. Os alunos elaboram seus trabalhos utilizando softwares como os do Office, recursos de WEB 2.0 como blogs, wikis, etc. Para coleta de dados ou busca de informações utilizam os recursos disponíveis que podem ser bancos de dados, a web, participação em listas de discussão, fóruns.

O professor especialista em sua potencialidade e capacidade torna possível simular, praticar ou vivenciar situações - podendo até sugerir conjecturas abstratas -, fundamentais a compreensão de um conhecimento ou modelo de conhecimento que se está construindo.

Enfim, na Informática Educacional as atividades propostas e os recursos oferecidos ao aluno são pensados de forma a promover uma aula que não poderia ocorrer da mesma forma, ou até melhor, sem utilizar o computador.

Sendo assim a professora de Informática trabalha em parceria com os professores dos diversos níveis da escola , fundamental I e II e com os professores especialistas das diversas áreas do conhecimento. Assim, os alunos estarão aprendendo a utilizar a informática (uma necessidade para o mundo do trabalho) e ao mesmo tempo sendo orientados sobre onde e como buscar a informação e o que fazer com essa informação.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Seminário sobre doenças


Neste mês de Abril os alunos do 2º ano do ensino médio desenvolveu um seminário sobre as doenças causadas por vírus e foram apresentadas as seguintes doenças:

  • Catapora
  • Dengue
  • Hepatite
  • Rubéola
  • Sarampo
Os alunos formaram grupos , as tarefas foram dividas e cada grupo buscaram informações e dados necessários para o seminário.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Espanhol e Informática

Utilizar a tecnologia (internet) como instrumento de diversificação das aulas de Espanhol, interagindo à disciplina de Informática. É importante incentivar o aluno à pesquisa dos conteúdos: cultura dos países que tem como língua materna o espanhol, costumes, culinária, regionalismos, etc.

Segue os sites com as respectivas séries:

6º ano
http://www.ociototal.com/recopila2/r_aficiones/apodos.html

7º ano
www.azteca21.com
http://www.hispanicus.com/drle

8º ano
http://icarito.latercera.cl/icarito/portada/0,0,38035857_151387702,00.html
http://mx.geocities.com/nahuiehekatl/index.htm
Cartas de Cristóbal Colón
http://www.prb.com/s15-16/ccareyes.htm

9º ano
Spanglish
http://www.elcastellano.org/spangl.html
Chatear
http://es.wikipedia.org/wiki/Chatear
http://www.terra.es/chat/
http://www.cocacola.es/

lABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

O computador, concectado à internet, precisa estar presente em nosso dia a dia, não como uma simples máquina, mas principalmente como meio educacional, de entretenimento, lazer, comunicação, enfim, como recurso de ensino e aprendizagem favorecendo a inclusão digital e social para o pleno exercício de cidadania.