quarta-feira, 31 de julho de 2013

Seduc realiza programação especial em homenagem aos estudantes no mês de agosto

Cultura, esporte, divertimento e motivação para o Enem são os principais componentes da programação que a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) realiza durante o mês de agosto em homenagem aos estudantes. A ideia é criar uma rede de mobilização dos alunos para marcar o compromisso com ampliação das oportunidades de sucesso acadêmico e profissional. A abertura será nesta quinta-feira, dia 1º, às 7 horas, na Escola de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar, com a presença da secretária Izolda Cela.

Com o tema “Ao GOSTO do Aluno”, as atividades acontecem durante quatro semanas nas escolas da rede estadual, integradas às 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), no Interior, e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

Logo nos primeiros dias de agosto, 90 alunos participam do Festival de Música na Ibiapaba. Na semana seguinte, haverá uma aula motivacional com o professor Pachecão, conhecido nacionalmente por seu estilo diferenciado em sala de aula. O evento acontece nos municípios de Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé, Quixadá, Morada Nova e Fortaleza. Um total de 20 mil estudantes participam desse momento.

O esporte também está na agenda dos estudantes da rede estadual. Na Capital, de 7 a 16 de agosto, cerca de 800 alunos irão aos Estádios Presidente Vargas e Castelão para conferir os jogos entre Fortaleza x Cuiabá e Ceará x Atlético-Go, respectivamente. Na mesma semana, serão inauguradas 15 Academias Populares em escolas da rede estadual e autorizada a construção de dois campos de Futebol Society em escolas nos municípios de Caucaia e Crato. 
 
De 19 a 23, haverá a Semana Voz do Estudante, espaço destinado ao protagonismo, compromisso e propostas dos alunos. Estão programados encontros dos Grêmios Escolares e uma Oficina, denominada Agenda 22 – Mobilização pela Cultura da Paz. Nos últimos dias do mês, durante a Semana da Cultura, cerca de dois mil alunos do Interior que ainda não conhecem a Capital, farão um passeio pelos principais pontos turísticos de Fortaleza. Os estudantes também terão acesso a peças teatrais no Centro Dragão do Mar, Cinema 3D e Festival de Fanfarras. 


DESCOMPLICA (ENEM)

O site Descomplica, que oferece videoaulas e testes com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares, está distribuindo à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), em parceria com o Instituto Natura, 10 mil assinaturas de acesso ilimitado ao conteúdo do site, por um mês, com o objetivo de auxiliar estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino para preparação para o exame, que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.
Sobre o Descomplica

O Descomplica é um site que oferece mais de 3.500 aulas pré-gravadas, aulas ao vivo, monitoria, correção de redações, questionários com gabarito em tempo real e um fórum de perguntas e respostas com mais de 7,5 mil questões respondidas para alunos em fase pré-vestibular. Está no ar desde março de 2011 e conta com mais de 30 professores qualificados para auxiliar estudantes que utilizam a web para complementar a preparação para as provas de ingresso em universidades.


http://www.descomplica.com.br/

RESULTADO DO SIMULADO GEEKIE

Os alunos do 2º e 3º que participaram do Simulado Enem 2013 Geekie já podem consultar o relatório de desempenho nas provas. O boletim personalizado está disponível na página do estudante no site http://preteste.geekieteste.com.br/seduc-ce/landing . O material indica a cada aluno seus pontos fortes e fracos nas quatro áreas do conhecimento avaliadas Enem. Para acessar o resultado deverão utilizar sua matricula e e-mail.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Seduc divulga programação de agosto do Plantão Tira-Dúvidas para o Enem

O Plantão Tira-Dúvidas é um serviço de atendimento acadêmico que objetiva esclarecer dúvidas dos alunos da rede estadual de ensino referentes às questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 a 2012, em todas as disciplinas.

O foco é subsidiar os alunos que estão estudando sozinhos em casa ou em grupo. Além disso, o Plantão serve como um complemento às aulas do 3º ano e do projeto Preparação: Rumo à Universidade. O serviço será oferecido de agosto a outubro deste ano.

Possíveis temas da redação do Enem 2013.


E o resultado está aí. Uma lista de atualidades imprescindível para todos que vão fazer a prova. Quem sabe o tema da redação do Enem 2013 não esteja logo abaixo?
1 – Redução da maioridade penal: Como todos sabem, a violência urbana é um dos maiores problemas do nosso país. Uma das medidas que vem sendo amplamente discutida nos últimos tempos é a redução da maioridade penal. E você é contra ou a favor?
2 – Importação de médicos: O Ministério da Saúde estuda a possibilidade de importar médicos de outros países. Essa tentativa, segundo o próprio ministro da saúde, visa amenizar a escassez desses profissionais nas regiões mais carentes. Em contrapartida, muitos protestos contra a possível medida já apareceram em diversos cantos do Brasil. Que tal estudar a polêmica um pouco mais a fundo?
3 – Morte de Hugo Chávez: Após mais de um ano e meio de luta contra o câncer, no dia 5 de março de 2013, faleceu Hugo Chávez. A repercussão e as consequências da morte do presidente da Venezuela não podem estar ausentes no repertório daqueles que vão prestar o Enem.
4 – MP dos portos: Você sabia que a Medida Provisória 595, que vai definir as formas de exploração dos portos e instalações portuárias do país, já sofreu mais de 150 modificações? Aliás, você sabe o que são os TUPs? Se você não entendeu muito bem do que estamos falando, é bom se atualizar desse polêmico assunto!
5 -Ameaça de ataque nuclear norte-coreano: Você não leu errado, não. A Coréia do Norte voltou a ameaçar a vizinha Coreia do Sul e os Estados Unidos de ataques com armas nucleares. Além de poder virar tema da redação, esse assunto tem tudo para aparecer em questões de geografia.
6 – Tragédia em Santa Maria: A morte de 242 jovens na boate Kiss foi amplamente noticiada na mídia nacional e internacional. Fatalidade ou negligência? É bom ir preparando seus argumentos caso os examinadores decidam lembrar, na hora da prova, de um dos episódios mais tristes da história do Brasil.
7 – Margaret Thatcher: A morte da mulher que foi primeira-ministra do Reino Unido durante mais de 10 anos pode aparecer tanto na redação quanto nas questões objetivas do Enem de 2013. Seria interessante conhecer um pouco mais da biografia da política que se tornou um dos maiores símbolos da Inglaterra, não acha?
8 – Atentado em Boston: No dia 15 de abril de 2013, duas bombas foram detonadas na Maratona de Boston matando três pessoas e ferindo mais de 170. Você sabe quem foi autor e quais os motivos levaram a esse ataque terrorista?
9 – Eutanásia: A prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista sempre é motivo de polêmica e controvérsia, pois representa atualmente uma complicada questão de bioética e biodireito. E aí, qual a sua opinião?
10 – A mulher do século XXI: Cada ano que passa a mulher vem ganhando mais espaço na nossa sociedade. Mas ainda existem diversos desafios e conquistas pela frente. Elas, em geral, continuam ganhando menos e sofrendo diversos preconceitos quanto à liberdade sexual. Um prato cheio para o tema da redação, não acha?
11 – Doação de órgãos: Outro assunto polêmico ligado à saúde. Questões religiosas, muitas vezes, indo ao encontro de curas e tratamentos médicos. Listas gigantescas de pacientes a espera de órgãos. A burocracia para se tornar, de fato, doador. Vários pontos justificariam esse assunto como tema de redação.
12 – Trabalho (leis e direitos): Muitos estudiosos afirmam que nossas leis trabalhistas são antigas, e, às vezes, inadequadas. Recentemente foi aprovada a PEC das domésticas. Pode ter certeza que vários pontos desse assunto você deve se atualizar para não ser pego de calça curta!
13 – Consumo de água: Várias pesquisas mostram que água potável é um bem que pode acabar.  Com isso, o consumo consciente e a racionalização do uso da água, mesmo no Brasil, são assuntos atuais e fundamentais em toda esfera global. Você sabia, por exemplo, que o maior consumidor de água é os EUA e seu principal aquífero (Ogallala), responsável por um quinto das terras irrigadas no país, vem sofrendo grandes baixas por causa da exploração humana?
14 – Obsolescência planejada: Você pode até não saber o que é, mas certamente já foi vítima dela! A obsolescência programada acontece quando há uma ação deliberada da empresa fabricante que força o cliente a adquirir um novo modelo do bem. É o caso dos aparelhos domésticos ou equipamentos eletrônicos. Não acha interessante ler um pouco sobre o assunto?
15 – Grandes eventos esportivos no Brasil: A confirmação da realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e Olimpíadas em 2016 foram apontados, por muitos, como assuntos favoritos para o tema da redação do ano passado (2012). Apesar da expectativa, não apareceram. Mas quem garante que esse ano não possam ser cobrados?
16 – Obesidade: A preocupação não é apenas com a estética. Muitas pessoas que estão com excesso de peso apresentam alterações nos níveis de colesterol, e, consequentemente, problemas cardíacos. Atualmente, a obesidade transformou-se num problema sério de saúde, numa epidemia que se alastra e já atinge parte expressiva da população, nas mais variadas faixas de idade. As causas são muitas, principalmente os hábitos alimentares baseados no fast food, salgadinhos e guloseimas, além de horas passadas em frente da televisão (sedentarismo).
17 – Consumismo infantil / publicidade para crianças: Vale a pena entender e estudar toda a problemática da publicidade de alimentos considerados não saudáveis, que correspondem a mais da metade das publicidades dirigidas às crianças brasileiras. Seus altos investimentos a fim de fidelizar o público infantil, fogem do controle social e causam diversos efeitos colaterais indesejáveis, como por exemplo, a obesidade infantil.

terça-feira, 2 de julho de 2013

CONCURSO PUBLICO PROFESSOR 2013

O Governo do Ceará anunciou em coletiva nesta sexta-feira (31) a abertura de 3 mil novas vagas para professor do Estado. O concurso irá selecionar para diversas disciplinas, com destaque para o ensino de língua portuguesa, seguido de matemática. Haverá também, pela primeira vez, seleção para professor de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
A remuneração inicial para os aprovados será de R$ 2.444,92 para uma carga horária de 40 horas semanais. Além do salário, os professores receberão auxílio alimentação de R$ 220,00. O presidente do Sindicato dos Professores no Estado do Ceará (Apeoc), Anizio Santos, declarou a satisfação da categoria, que luta desde 2011 para a realização do concurso. "É um reivindicação oriunda da luta de 2011 e do ano de negociação de 2012. Existe uma expectativa muito grande da categoria em torno deste item, e a nossa satisfação é de cumprir mais esse etapa"
Este é o segundo concurso promovido pela atual gestão.  De acordo com a secretária de Educação do Estado, Izolda Cela, o concurso é um elemento importante para a valorização dos profissionais. "É um vínculo efetivo de estabilidade e valorização dos profissionais, que passam a ter uma carreira e um vínculo profissional mais bem definitivo e estruturado".
A prova será elaborada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UNB).
Concurso terá três etapas

O concurso será realizado em Fortaleza e nas 20 cidades sede das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE). A seleção será dividida em três fases, duas eliminatórias e classificatórias e uma apenas classificatória.
A primeira será uma prova de 80 questões sobre temas como: administração pública, educação brasileira, língua portuguesa, raciocínio lógico e conhecimentos específicos.

Já a segunda etapa será uma prova prática, em que o candidato terá que dar uma aula de 30 minutos. A avaliação será feita por três professores da mesma área de atuação. A terceira e última fase será o exame de títulos. De acordo com a Seduc, o processo de locação obedece a ordem de classificação do candidato, que no momento da convocação, escolherá o local de preferência.

As inscrições no valor de R$ 60,00 poderão ser feitas entre os dias 22 de junho e 22 de julho. A prova objetiva está prevista para 13 de setembro. Segundo o governo, a previsão de publicação do edital é o próximo dia 7 de junho.

ENCONTRO PRESENCIAL CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL DO E-PROINFO

Introdução à Educação Digital (60h) - Este curso tem o objetivo de contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, preparando-os para utilizarem os recursos e serviços dos computadores com sistema operacional Linux Educacional, dos softwares livres e da Internet. Outro objetivo do ProInfo Integrado trazer uma reflexão sobre o impacto das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida e, principalmente, no ensino.

FINAL DO INTERCLASSE DE VÔLEI