terça-feira, 17 de setembro de 2013
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
terça-feira, 10 de setembro de 2013
sexta-feira, 6 de setembro de 2013
História da Independência do Brasil
Introdução
ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Dia do Fico
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
O processo de independência
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
Bandeira do Brasil Império. Primeira bandeira brasileira após a Independência.
Pós Independência
Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.
1º ANO - Ciências Naturais
========================================================================
INSTRUÇÕES
1. Vá respondendo CUIDADOSAMENTE as questões em uma folha de papel, anotando os cálculos e suas respostas.
2. Ao terminar de responder todas as questões, preencha com seus dados pessoais e assinale o gabarito no cartão-resposta eletrônico.
ATENÇÃO: Só envie o cartão-resposta eletrônico quando responder A TODAS AS QUESTÕES.
3. Ao preencher corretamente os seus dados no CARTÃO-RESPOSTA, clique em ENVIAR.
ATENÇÃO: Você só deverá clicar em ENVIAR após preencher completa e adequadamente o cartão resposta. Não será permitido ao estudante enviar mais de 1 cartão-resposta. CASO ISTO OCORRA, APENAS O PRIMEIRO CARTÃO ENVIADO SERÁ CONSIDERADO PELO PROFESSOR PARA CORREÇÃO.
4. Entregue ao seu professor a folha de cálculos o mais rápido possível para que seja providenciada a correção. Entregue as resoluções de biologia ao professor de biologia; as resoluções de física ao professor de física e as de química ao professor de química.
ATENÇÃO: Suas respostas só serão corrigidas após a entrega da folha de cálculos.
5. Boa prova!
========================================================================
QUESTÕES DE BIOLOGIA
1. Analise a tabela a seguir, que mostra a situação da biodiversidade vegetal em alguns países megadiversos.
DIVERSIDADE E ENDEMISMO DE ESPÉCIES DE PLANTAS SUPERIORES*
* Considerando o total de 250.000 espécies no mundo;
** Os 17 países de megadiversidade têm entre 155.475 e 183.025 espécies endêmicas, ou seja, de 62,2 a 73,2% da diversidade global de plantas superiores.
Adaptado de Mittermeir et.al. (1997). Relatório da Conservation International, capítulo II – Situação da Diversidade Biológica Brasileira.
A partir da análise da tabela, assinale a alternativa correta.
a) O número de espécies restritas ao território brasileiro é bem maior do que aquele de espécies restritas ao território da Indonésia.
b) A combinação dos dois critérios (diversidade e endemismo) coloca o Brasil no 1° lugar na classificação dos países megadiversos.
c) Considerando a magnitude das áreas dos Estados Unidos e do Equador, pode-se dizer que os números de espécies totais são diretamente proporcionais à área de cada país.
d) O Brasil possui mais de 50% da diversidade vegetal do planeta.
e) Os dados de endemismo da Colômbia e da Indonésia indicam a ocorrência das mesmas espécies nos dois países.
2. Muitas substâncias produzidas por vegetais são utilizadas como medicamento, é o caso do ácido salicílico da aspirina. Muitas dessas substâncias não apresentam função conhecida para a planta. Outras são tóxicas para determinados animais. Assinale a alternativa correta.
a) As plantas só produzem substâncias tóxicas como subproduto do metabolismo e essas substâncias não contribuem para a sobrevivência da espécie.
b) As plantas que produzem substâncias tóxicas diminuem a herbivoria, ou seja, desencorajam animais que queiram dela se alimentar, contribuindo para a sobrevivência da espécie.
c) As plantas produzem substâncias tóxicas para afastar insetos polinizadores que poderá atrapalhar a reprodução do vegetal, impedindo a sobrevivência da espécie.
d) As plantas produzem substâncias tóxicas para matar as outras plantas que crescem próximas a elas, mas esse fenômeno não está relacionado à sobrevivência da espécie.
e) As plantas produzem substâncias tóxicas apenas quando são atacadas por agentes patogênicos como fungos e bactérias.
O texto a seguir se refere às questões 03 e 04.
Quando o alimento é cozido, apenas alguns dos nutrientes são preservados. Os cientistas de alimentos realizaram dois experimentos para estudar a retenção de vitamina C após as batatas serem cozidas. Os cientistas mediram a retenção de ácido ascórbico (AA) e de ácido deidroascórbico (DAA). A soma dos valores de AA e DAA é igual à quantidade total de vitamina C. Veja os experimentos a seguir:
Experimento 1
Neste experimento, as batatas foram descascadas e fritas. A tabela a seguir mostra a estabilidade do ácido ascórbico e do ácido deidroascórbico após a fritura. As concentrações de AA e DAA são dadas em miligramas por 100 gramas de batata seca.
Experimento 2
Neste experimento, as batatas foram descascadas e cozidas em água com diferentes concentrações de NaCl. A tabela a seguir mostra a estabilidade do ácido ascórbico (AA) e do ácido deidroascórbico (DAA), após a ebulição.
3. Os dados obtidos nos dois experimentos acima, representados em forma de tabela, levam à inferência de que ocorre mais
3. Os dados obtidos nos dois experimentos acima, representados em forma de tabela, levam à inferência de que ocorre mais
a) DAA em batata frita do que nas batatas cruas.
b) AA em batata frita do que nas batatas cruas.
c) conteúdo total em vitamina C nas batatas fritas que nas batatas cruas.
d) AA em batatas fritas que nas batatas cruas, mas apenas se forem fritas a 140°C ou menos.
e) AA em batatas cozidas em água que em batatas descascadas.
4. Se algumas batatas foram cozidas em uma solução de NaCl 10% por tempo suficiente, e havia 300 gramas de batata, a quantidade de vitamina C, em miligramas, existente será de
a) 14.7 b) 17.4 c) 26.7 d) 44.1 e) 50.5
5. A dengue é causada por quatro tipos de vírus: tipo I, tipo II, tipo III e tipo IV. O tipo IV não era encontrado no país desde 1982, mas exames de sangue feitos em Manaus mostram que a dengue tipo IV está de volta ao país. Embora a infecção causada pelo tipo IV não seja, por si só, muito agressiva, o retorno dela é uma má notícia, isso porque aumenta a possibilidade de que as pessoas desenvolvam a forma hemorrágica da doença. Em razão do contido na notícia, pode-se afirmar que antes do reaparecimento do vírus tipo IV
a) eram menores as possibilidades de as pessoas desenvolverem a forma hemorrágica da doença, pois os tipos virais, embora mais agressivos que o vírus tipo IV, raramente levavam ao quadro hemorrágico. Com o reaparecimento de uma quarta variante viral, menos agressiva, porém letal, a questão da dengue no Brasil agravou-se.
b) havia no Brasil apenas três tipos virais e, portanto, eram três as diferentes possibilidades de uma pessoa adquirir dengue. Com o reaparecimento de um quarto tipo, a possibilidade de se adquirir dengue passou a ser 25% maior. A dengue adquirida a partir de qualquer um desses quatro tipos de vírus, se não tratada, pode evoluir para a forma hemorrágica da doença.
c) havia no Brasil apenas três tipos virais e, portanto, a possibilidade de as pessoas virem a adquirir a dengue era menor. O reaparecimento do vírus tipo IV aumentou a possibilidade de as pessoas terem um primeiro contato com qualquer uma das variantes virais e, consequentemente, desenvolver a dengue, que, se não tratada, pode evoluir para a forma hemorrágica da doença.
d) uma pessoa que tenha adquirido dengue poderia vir a desenvolver a forma hemorrágica da doença se entrasse em contato com mais um dentre os dois outros tipos virais. Com o reaparecimento de um quarto tipo viral, aumenta a possibilidade de que essa pessoa entre em contato com um tipo diferente e desenvolva a forma hemorrágica da doença.
e) uma pessoa que tenha adquirido dengue poderia vir a desenvolver a forma hemorrágica da doença se entrasse novamente em contato com o tipo a partir da qual desenvolveu a doença. Com o reaparecimento de um quarto tipo viral, aumenta a possibilidade de que essa pessoa entre em contato com uma variante de mesmo tipo e desenvolva a forma hemorrágica da doença.
6. A árvore filogenética a seguir, que é baseada em dados moleculares, reúne num mesmo grupo os grandes felinos. O nó 2 reúne as espécies que rugem; o nó 3, as que não têm essa capacidade.
Adaptado de: O’BRIEN, S.; JOHNSON, W. A Evolução dos gatos. Scientific American Brasil, ano 6, n. 63, p. 56-63, ago. 2007.
A partir da análise da árvore filogenética, pode-se afirmar que
a) a Panthera Leo é mais aparentada com a pantera-nebulosa do que com o tigre.
b) os felinos rugidores surgiram depois dos não rugidores.
c) as panteras-nebulosas representam o gênero Panthera, que não tem a capacidade de rugir.
d) cada nó representa um evento de especiação por anagênese.
e) o leão e o leopardo compartilham mais características entre si do que a onça e o leopardo.
7. Nos acidentes com derramamento de petróleo em grandes extensões no mar, alguns dos principais impactos negativos estão relacionados à formação de uma camada de óleo sobre a área atingida. Sobre tais acidentes, pode-se dizer que
a) a camada de óleo impede a penetração de luz e, com isso, a realização de fotossíntese pelas macroalgas bentônicas, que são os principais organismos fotossintetizantes do sistema oceânico.
b) o óleo derramado impedirá a dissolução do oxigênio atmosférico na água, causando a morte de peixes em grande extensão, mesmo daqueles que não tiveram contato com o óleo.
c) ao ser derramado, o óleo forma uma película superficial que não afeta tanto os organismos marinhos, pois eles se deslocam, mas atinge principalmente as aves pescadoras, pois o óleo impregna suas penas e elas morrem afogadas.
d) a camada de óleo atinge diretamente o fitoplâncton, que é a principal fonte de produção primária para o ambiente marinho e configura-se como a base da cadeia trófica oceânica.
e) o zooplâncton é a porção mais afetada, pois os organismos morrem impregnados pelo óleo, ao
contrário do fitoplâncton, que possui parede celular que os impermeabiliza e permite sua sobrevivência nesses casos.
8. Cerca de cinco dias após o início do ciclo ovariano, começa o ciclo uterino, no qual um novo revestimento interno do útero (endométrio) é constituído e, caso não haja a chegada e o implante de um óvulo fertilizado, destruído. A preparação do útero alcança seu ponto máximo cerca de cinco dias após a ovulação e assim permanece por mais nove dias. Se um óvulo fertilizado não se fixar nesse período, o endométrio entra em colapso, se desprende e flui para fora do corpo pela vagina – esse fluxo é a menstruação.
Menstruação: uma outra perspectiva é possível?, Ciência Hoje, mar. 2009. (adaptado)
De acordo com o texto, o fenômeno fisiológico descrito acima pode ser associado
a) a liberação dos óvulos pelos ovários que ocorre após o início da descamação do endométrio.
b) ao aumento da vascularização da musculatura uterina necessário para a nutrição do embrião.
c) ao controle endócrino, realizado pelos hormônios produzidos durante o período de ovulação.
d) ao começo da atividade reprodutiva que tem o início caracterizado pelo amadurecimento do útero.
e) ao processo de nidação, que consiste na fixação do embrião ao endométrio que ocorre após a fecundação.
9. Uma senhora deu à luz dois gêmeos de sexos diferentes. O marido, muito curioso, deseja saber informações sobre o desenvolvimento de seus filhos, a partir da fecundação. O médico respondeu-lhe que
a) dois óvulos foram fecundados por um único espermatozoide.
b) um óvulo, fecundado por um espermatozoide, originou um zigoto, o qual dividiu-se em dois zigotos, formando dois embriões.
c) um óvulo foi fecundado por dois espermatozoides, constituindo dois embriões.
d) dois óvulos, isoladamente, foram fecundados, cada um por um espermatozoide, originando dois embriões.
e) o uso de medicamentos durante a gestação causou alterações no zigoto, dividindo-o em dois.
10. As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados
a) o movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.
b) a sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.
c) o aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.
d) a aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.
e) a recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação.
11. O gráfico a seguir ilustra, de maneira hipotética, o número de casos, ao longo de 20 anos, de uma doença infecciosa e transmissível (linha cheia), própria de uma região tropical específica, transmitida por meio da picada de inseto. A variação na densidade populacional do inseto transmissor, na região considerada, é ilustrada (linha pontilhada). Durante o período apresentado não foram registrados casos dessa doença em outras regiões.
.bmp)
a) à população ter se tornado autoimune.
b) à introdução de predadores do agente transmissor.
c) à instalação de proteção mecânica nas residências, como telas nas aberturas.
d) ao desenvolvimento de agentes químicos para erradicação do agente transmissor.
e) ao desenvolvimento de vacina que ainda não era
disponível na época do primeiro surto.
QUESTÕES DE FÍSICA
12. Quando uma enfermeira coloca um termômetro clínico de mercúrio sob a língua de um paciente, por exemplo, ela sempre aguarda algum tempo antes de fazer a sua leitura. Sabendo que o mercúrio tem a capacidade de dilatar-se regulamente, medindo temperaturas no intervalo de – 30 ºC a 320 ºC. Em contato com o corpo, o termômetro precisa de um tempo necessário
a) para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente.
b) para que o mercúrio, que é muito pesado, possa subir pelo tubo capilar instantaneamente.
c) para que o mercúrio passe completamente pelo estrangulamento do tubo capilar.
d) devido à diferença entre os valores do calor específico do mercúrio e do corpo humano.
e) porque o coeficiente de dilatação do vidro é diferente do coeficiente de dilatação do mercúrio.
13. Um fazendeiro quer cercar com arame um terreno quadrado de lado 25 m e para isso adquire 100 m de fio. Fazendo o cercado, o fazendeiro percebe que faltaram 0,02 m de fio para a cerca ficar perfeita. Como não quer desperdiçar o material e seria impossível uma emenda no arame, o fazendeiro decide pensar numa alternativa. Depois de algumas horas, ele percebe que naquele dia a temperatura na cidade está mais baixa do que a média e decide fazer cálculos para verificar se seria possível utilizar o fio num dia mais quente, já que ele estaria dilatado. Sabendo-se que o acréscimo no comprimento do fio é proporcional ao seu comprimento inicial, ao seu coeficiente de dilatação linear e à variação de temperatura sofrida, calcule o aumento de temperatura que deve ocorrer na cidade para que o fio atinja o tamanho desejado.
Dado: coeficiente de dilatação térmica linear do fio =
.
a) 25 °C b) 10 °C c) 5 °C d) 4 °C e) 8 °C
14. Um dos discos clássicos do rock, o álbum Dark Side of the Moon, do grupo inglês Pink Floyd, lançado em 1973, traz em sua capa a representação da dispersão da luz branca através de um prisma óptico.
Cada cor que compõe a luz branca sofre um desvio diferente ao atravessar o prisma, permitindo a
visualização de um feixe policromático com as cores do espectro visível. A respeito do fenômeno da dispersão da luz no prisma, admitindo que o prisma seja feito de vidro e que esteja imerso no ar, pode-se inferir que
a) os desvios sofridos pelas cores são diferentes porque elas têm diferentes índices de refração no ar.
b) os desvios sofridos pelas cores são diferentes porque elas têm diferentes ângulos de incidência.
c) sofre maior desvio a cor que apresenta maior índice de refração no prisma.
d) sofre maior desvio a cor que se propaga com maior velocidade no interior do prisma.
e) todos os raios sofrem o mesmo desvio angular no interior do prisma, e a dispersão é devida a uma ilusão de óptica.
15.
a) refração da luz. b) absorção da luz. c) reflexão da luz.
d) indução da luz. e) dispersão da luz.
16. No olho, a luz atravessa a córnea, o humor aquoso e o cristalino e se dirige para a retina, que funciona como o filme fotográfico. O nervo óptico transmite o impulso nervoso provocado pelos raios luminosos ao cérebro, que o interpreta e nos permite ver os objetos nas posições em que realmente se encontram. Nosso cérebro reúne em uma só imagem os impulsos nervosos provenientes dos dois olhos. A capacidade do aparelho visual humano para perceber os relevos deve-se ao fato de serem diferentes as imagens que cada olho envia ao cérebro. Com somente um dos olhos, temos noção de apenas duas dimensões dos objetos: largura e altura. Com os dois olhos, passamos a ter noção da terceira dimensão, a profundidade.
Na formação das imagens na retina da visão humana, tendo em vista uma pessoa com boa saúde visual, o cristalino funciona como uma lente
a) convergente, formando imagens reais, invertidas e diminuídas.
b) convergente, formando imagens reais, diretas e diminuídas.
c) divergente, formando imagens virtuais, invertidas e diminuídas.
d) divergente, formando imagens reais, diretas e diminuídas.
e) convergente ou divergente, dependendo da distância do objeto em relação ao olho.
17. Leia com atenção os versos a seguir de “Chão de Estrelas”, a mais importante criação poética de Orestes Barbosa que, com Sílvio Caldas, compôs uma das mais belas obras da música popular brasileira.
.bmp)
O cenário imaginado, descrito poeticamente, indica que o barraco era coberto de folhas de zinco, apresentando furos e, assim, a luz atingia o chão do barraco, projetando pontos ou pequenas porções iluminadas – as “estrelas” que a Lua “salpicava” no chão. Considerando o cenário descrito pelos versos, assinale as proposições corretas que apresentam explicações físicas possíveis para o fenômeno.
a) O barraco, com o seu telhado de zinco furado, se estivesse na penumbra ou completamente no escuro, poderia comportar-se como uma câmara escura múltipla, e através de cada furo produzir-se-ia uma imagem da Lua no chão.
b) A propagação retilínea da luz não explica as imagens luminosas no chão – porque elas somente ocorreriam em consequência da difração da luz.
c) Os furos da cobertura de zinco deveriam ser muito grandes, permitindo que a luz da Lua iluminasse todo o chão do barraco.
d) Quanto maior fosse a largura dos furos no telhado, maior seria a nitidez das imagens luminosas no chão do barraco.
e) Para que as imagens da Lua no chão fossem visíveis, o barraco deveria ser bem-iluminado – com
lâmpadas, necessariamente.
18. A obesidade, geralmente, resulta de uma dieta com um valor calórico superior às necessidades diárias: o excedente é armazenado na forma de gorduras, provocando aumento de peso. Uma pessoa, mantendo sua alimentação habitual, deseja eliminar 3,0 kg de gordura praticando meia hora de ginástica por dia. Na academia, seu personal training recomenda-lhe exercícios físicos que consomem a energia da gordura à taxa de 15 kcal por minuto. Sabendo-se que o valor calórico (energia liberada por unidade de massa) da gordura vale 9000 kcal/kg, estime quantos dias de ginástica serão necessários para a pessoa realizar seu intento.
a) 10 dias. b) 15 dias. c) 30 dias. d) 45 dias. e) 60 dias.
19.
O túnel de 27 quilômetros de circunferência onde está instalado o LHC é dividido em oito setores. Agora, todos os oito estão operando a uma temperatura de –271 °C (ou 1,9 kelvin) – mais frio do que o espaço profundo.
A temperatura atingida pelo LHC é um pouco superior ao zero absoluto (–273,15 °C), a mais baixa possível. Em regiões remotas do espaço sideral, a temperatura é de cerca de –270 °C.
Um outro experimento científico consegue ser ainda mais frio: os instrumentos científicos do Telescópio Espacial Planck funcionam a 0,1K, certamente um dos pontos mais frios do Universo.
a) para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente.
b) para que o mercúrio, que é muito pesado, possa subir pelo tubo capilar instantaneamente.
c) para que o mercúrio passe completamente pelo estrangulamento do tubo capilar.
d) devido à diferença entre os valores do calor específico do mercúrio e do corpo humano.
e) porque o coeficiente de dilatação do vidro é diferente do coeficiente de dilatação do mercúrio.
13. Um fazendeiro quer cercar com arame um terreno quadrado de lado 25 m e para isso adquire 100 m de fio. Fazendo o cercado, o fazendeiro percebe que faltaram 0,02 m de fio para a cerca ficar perfeita. Como não quer desperdiçar o material e seria impossível uma emenda no arame, o fazendeiro decide pensar numa alternativa. Depois de algumas horas, ele percebe que naquele dia a temperatura na cidade está mais baixa do que a média e decide fazer cálculos para verificar se seria possível utilizar o fio num dia mais quente, já que ele estaria dilatado. Sabendo-se que o acréscimo no comprimento do fio é proporcional ao seu comprimento inicial, ao seu coeficiente de dilatação linear e à variação de temperatura sofrida, calcule o aumento de temperatura que deve ocorrer na cidade para que o fio atinja o tamanho desejado.
Dado: coeficiente de dilatação térmica linear do fio =
.bmp)
a) 25 °C b) 10 °C c) 5 °C d) 4 °C e) 8 °C
14. Um dos discos clássicos do rock, o álbum Dark Side of the Moon, do grupo inglês Pink Floyd, lançado em 1973, traz em sua capa a representação da dispersão da luz branca através de um prisma óptico.
Cada cor que compõe a luz branca sofre um desvio diferente ao atravessar o prisma, permitindo a
.bmp)
a) os desvios sofridos pelas cores são diferentes porque elas têm diferentes índices de refração no ar.
b) os desvios sofridos pelas cores são diferentes porque elas têm diferentes ângulos de incidência.
c) sofre maior desvio a cor que apresenta maior índice de refração no prisma.
d) sofre maior desvio a cor que se propaga com maior velocidade no interior do prisma.
e) todos os raios sofrem o mesmo desvio angular no interior do prisma, e a dispersão é devida a uma ilusão de óptica.
15.
NUVEM NEGRA
A astúcia faz com que os polvos não percam tempo diante de um inimigo. Apesar de serem surdos, como todos os membros da família cefalópode, eles enxergam com impressionante nitidez. Seus olhos possuem 50.000 receptores de luz por milímetro quadrado, o que lhes dá uma visão melhor do que a humana. Os adversários também são reconhecidos pelo olfato. As pontas dos oito tentáculos funcionam como narizes, com células especializadas em captar odores. Provavelmente, o bicho percebe pelo cheiro que o outro animal está liberando hormônios relacionados ao comportamento agressivo. Ou seja, pretende atacá-lo. Então lança uma tinta escura e viscosa para despistar o agressor. E escapa numa velocidade impressionante para um animal aquático.
Super Interessante. Ano 10, n. 2. fevereiro 1996. p. 62.
Esse procedimento usado pelos polvos tem por objetivo dificultar a visão de seus inimigos. No entanto, esse recurso das cores pode ser usado também com a finalidade de comunicação. Para haver essa comunicação, é necessário, porém, que ocorra o fenômeno físico daa) refração da luz. b) absorção da luz. c) reflexão da luz.
d) indução da luz. e) dispersão da luz.
16. No olho, a luz atravessa a córnea, o humor aquoso e o cristalino e se dirige para a retina, que funciona como o filme fotográfico. O nervo óptico transmite o impulso nervoso provocado pelos raios luminosos ao cérebro, que o interpreta e nos permite ver os objetos nas posições em que realmente se encontram. Nosso cérebro reúne em uma só imagem os impulsos nervosos provenientes dos dois olhos. A capacidade do aparelho visual humano para perceber os relevos deve-se ao fato de serem diferentes as imagens que cada olho envia ao cérebro. Com somente um dos olhos, temos noção de apenas duas dimensões dos objetos: largura e altura. Com os dois olhos, passamos a ter noção da terceira dimensão, a profundidade.
Na formação das imagens na retina da visão humana, tendo em vista uma pessoa com boa saúde visual, o cristalino funciona como uma lente
a) convergente, formando imagens reais, invertidas e diminuídas.
b) convergente, formando imagens reais, diretas e diminuídas.
c) divergente, formando imagens virtuais, invertidas e diminuídas.
d) divergente, formando imagens reais, diretas e diminuídas.
e) convergente ou divergente, dependendo da distância do objeto em relação ao olho.
17. Leia com atenção os versos a seguir de “Chão de Estrelas”, a mais importante criação poética de Orestes Barbosa que, com Sílvio Caldas, compôs uma das mais belas obras da música popular brasileira.
.bmp)
A porta do barraco era sem trinco
Mas a Lua, furando o nosso zinco,
Mas a Lua, furando o nosso zinco,
Salpicava de estrelas nosso chão…
Tu pisavas nos astros distraída
Tu pisavas nos astros distraída
Sem saber que a ventura desta vida
É a cabrocha, o luar e o violão…
O cenário imaginado, descrito poeticamente, indica que o barraco era coberto de folhas de zinco, apresentando furos e, assim, a luz atingia o chão do barraco, projetando pontos ou pequenas porções iluminadas – as “estrelas” que a Lua “salpicava” no chão. Considerando o cenário descrito pelos versos, assinale as proposições corretas que apresentam explicações físicas possíveis para o fenômeno.
a) O barraco, com o seu telhado de zinco furado, se estivesse na penumbra ou completamente no escuro, poderia comportar-se como uma câmara escura múltipla, e através de cada furo produzir-se-ia uma imagem da Lua no chão.
b) A propagação retilínea da luz não explica as imagens luminosas no chão – porque elas somente ocorreriam em consequência da difração da luz.
c) Os furos da cobertura de zinco deveriam ser muito grandes, permitindo que a luz da Lua iluminasse todo o chão do barraco.
d) Quanto maior fosse a largura dos furos no telhado, maior seria a nitidez das imagens luminosas no chão do barraco.
e) Para que as imagens da Lua no chão fossem visíveis, o barraco deveria ser bem-iluminado – com
lâmpadas, necessariamente.
18. A obesidade, geralmente, resulta de uma dieta com um valor calórico superior às necessidades diárias: o excedente é armazenado na forma de gorduras, provocando aumento de peso. Uma pessoa, mantendo sua alimentação habitual, deseja eliminar 3,0 kg de gordura praticando meia hora de ginástica por dia. Na academia, seu personal training recomenda-lhe exercícios físicos que consomem a energia da gordura à taxa de 15 kcal por minuto. Sabendo-se que o valor calórico (energia liberada por unidade de massa) da gordura vale 9000 kcal/kg, estime quantos dias de ginástica serão necessários para a pessoa realizar seu intento.
a) 10 dias. b) 15 dias. c) 30 dias. d) 45 dias. e) 60 dias.
19.
LHC ATINGE TEMPERATURA PRÓXIMA AO ZERO ABSOLUTO
O LHC (Large Hadron Collider: Grande Colisor de Hádrons), o maior e mais complexo instrumento científico já construído, tornou-se novamente, na última sexta-feira, um dos lugares mais frios do Universo..bmp)
A temperatura atingida pelo LHC é um pouco superior ao zero absoluto (–273,15 °C), a mais baixa possível. Em regiões remotas do espaço sideral, a temperatura é de cerca de –270 °C.
Um outro experimento científico consegue ser ainda mais frio: os instrumentos científicos do Telescópio Espacial Planck funcionam a 0,1K, certamente um dos pontos mais frios do Universo.
Redação do site Inovação Tecnológica – 19/10/2009.
Caminhão despeja hélio líquido, usado para resfriar as instalações do LHC até próximo ao zero absoluto, a temperaturas abaixo das encontradas no espaço profundo. [Imagem: CERN]
Com relação à escala kelvin, sabe-se quea) representa uma escala construída arbitrariamente, baseada em dois pontos fixos: o ponto de fusão e o
ponto de ebulição da água à pressão atmosférica normal (l atm), havendo cem graduações entre eles.
b) representa uma escala que definiu a unidade de temperatura, caracterizando-a como a medida da agitação das moléculas que constituem um corpo, podendo ser definida com apenas um ponto fixo: o ponto tríplice da água.
c) representa uma escala baseada na medida da temperatura do corpo humano como ponto fixo e que procura não aferir valores negativos para temperaturas ambientes, sendo definida a partir do ponto de fusão de uma mistura de água e sal.
d) é conhecida por ser a escala absoluta porque não necessita da definição de uma unidade de referência para que seja aferida a temperatura. Assim, seus valores não necessitam de nenhuma temperatura de referência.
e) representa uma escala que foi definida a partir de observações experimentais acerca da pressão exercida por um gás a baixas pressões e altas temperaturas em um recipiente de volume constante, obtendo medidas negativas caso o gás passe a sugar a superfície do manômetro.
20. Muitas usinas hidrelétricas estão situadas em barragens. Essas características de algumas das grandes usinas brasileiras estão apresentadas no quadro abaixo.
A razão entre a área da região alagada por uma represa e a potência produzida pela usina nela instalada é uma das formas de estimar a relação entre o dano e o benefício trazidos por um projeto hidrelétrico. A partir dos dados apresentados no quadro, o projeto que mais onerou o ambiente em termos de área alagada por potência foi
a) Tucuruí. b) Furnas. c) Itaipu. d) Ilha Solteira. e) Sobradinho.
21. Para certificar-se da segurança do filho ao andar pelo piso de lajota de sua residência, uma pessoa resolve comparar os coeficientes de atrito estático, µ1 e µ2, de dois modelos de calçados dele (do filho). Para fazê-lo, ela usa uma mola qualquer e procede da seguinte maneira:
1) Pendura cada modelo na mola e mede a sua distensão, obtendo os seguintes resultados:
2) Coloca os sapatos sobre o piso e puxa cada um deles com a mola na horizontal, medindo, com uma régua no chão, a distensão máxima até que os sapatos entrem em movimento, obtendo os seguintes resultados:
Com base nos resultados das comparações feitas, conclui-se
a) ser mais seguro a criança usar o modelo 1, pois µ1 é menor que µ2, conforme os experimentos atestam.
b) ser recomendável a criança usar o modelo 2, por µ2 ser maior que µ1.
c) ser indiferente a criança usar qualquer um dos dois modelos, pois os experimentos feitos mostram que µ1 = µ2.
d) ser mais seguro a criança usar o modelo 2, por este oferecer menor risco de escorregão e queda, por µ2 ser menor que µ1.
e) ser mais seguro a criança usar o modelo 1, pois µ1 é maior que µ2.
22. Um caminhoneiro, ciente do índice alarmante de mortes por ultrapassagem, escreveu no para-choque traseiro de seu caminhão:
Ao zelar pela segurança de quem o segue, o conceito físico aplicado pelo caminhoneiro é
a) o ângulo visual. b) o princípio da independência dos raios luminosos.
c) o princípio da propagação retilínea da luz. d) a reflexão difusa da luz.
e) o princípio da reversibilidade dos raios luminosos.
QUESTÕES DE QUÍMICA
Para responder à questão 23, considere a tabela a seguir.
23. Se algumas batatas foram cozidas em uma solução de NaCl 10% por tempo suficiente, e havia 300 gramas de batata, a quantidade de vitamina C, em miligramas, existente será de
a) 14.7 b) 17.4 c) 26.7 d) 44.1 e) 50.5
24. Uma moda atual entre as crianças é colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras apresentam em sua constituição a substância sulfeto de zinco. O fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõem os átomos dessa substância absorvem energia luminosa e saltam para níveis de energia mais externos. No escuro, esses elétrons retornam aos seus níveis de origem, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Essa característica pode ser explicada considerando o modelo atômico proposto por
a) Dalton. b) Thomson. c) Lavoisier. d) Rutherford. e) Böhr.
25. Um antigo lago de 800 km de extensão, com mais de 100 milhões de anos de idade, do tempo em que América e África formavam um só continente, é a mais nova e promissora fronteira para a exploração de petróleo no Brasil. A chamada camada pré-sal leva esse nome porque as rochas de onde serão extraídos óleo e gás estão abaixo de uma barreira de sal de até 2 km de espessura, situada até 5 km abaixo da superfície do oceano.
Considerando o processo de formação e a composição do petróleo, é possível afirmar que
a) A composição do petróleo é constante, não diferindo de acordo com a região de onde é extraído.
b) O álcool etílico, gasolina, querosene e metanol são obtidos por destilação do petróleo.
c) O petróleo é um recurso energético renovável.
d) Somente o petróleo é combustível fóssil.
e) O petróleo é um líquido oleoso, formado por milhares de compostos orgânicos, com grande predominância de hidrocarbonetos.
26. O ar é capaz de reter uma certa concentração de vapor de água até atingir uma densidade de saturação. Quando a concentração de vapor de água atinge essa densidade de saturação, ocorre uma condensação, ou seja, a água muda do estado gasoso (vapor) para o estado líquido.
Essa densidade de saturação depende da temperatura, como mostra o gráfico.
Em regiões próximas a grandes concentrações de água, é comum, ao amanhecer, ver-se que o carro exposto ao tempo está todo coberto de gotículas de água, que a grama está molhada etc. Esse fenômeno ocorre devido
a) à diminuição da temperatura ambiente durante a noite, que torna a densidade de saturação igual ou menor à densidade de vapor de água existente na atmosfera, ocasionando a condensação de parte do vapor de água.
b) ao início do aquecimento do ambiente por causa dos primeiros raios solares, que aumenta a densidade de saturação e provoca a condensação de parte do vapor de água.
c) à diminuição da temperatura ambiente durante a noite, que aumenta a densidade de saturação do vapor de água existente na atmosfera, ocasionando a condensação de parte do vapor de água.
d) ao aumento da concentração de vapor de água que ocorre na atmosfera devido à diminuição de temperatura, ocasionando a condensação de parte do vapor de água.
e) à diminuição da concentração de vapor de água que ocorre na atmosfera devido à diminuição de temperatura, ocasionando a condensação de parte do vapor de água.
27. A mais importante fonte de hidrocarbonetos (compostos de fórmula geral CxHy) é o petróleo. Aproximadamente 90% dos materiais obtidos a partir da refinação do petróleo são usados em reações de combustão, para obter energia para meios de transporte, aquecimento industrial e doméstico, produção de eletricidade e iluminação. Os hidrocarbonetos com até quatro átomos de carbono são gasosos. Os hidrocarbonetos utilizados como combustíveis possuem grande importância econômica. Nesse contexto, constata-se que
a) o gás natural veicular (GNV) é constituído principalmente de octano (C8H18).
b) uma vantagem de se utilizar o álcool, em vez da gasolina, é o fato de ele ser uma fonte renovável de energia.
c) o petróleo é uma fonte renovável de energia.
d) o gás de cozinha (GLP) é formado por hidrocarbonetos que apresentam, em sua estrutura, mais de 20 átomos de carbono.
e) os hidrocarbonetos são obtidos do petróleo, por meio de métodos de filtração.
28. Em um determinado incidente, trinta e três pessoas morreram em Salvador em razão da ingestão de cachaça de fabricação clandestina. Segundo os médicos, os sintomas eram dor de cabeça, hipertensão e vertigem. O que levou a crer que a cachaça tenha sido contaminada com metanol. Um laboratório confirmou
tal hipótese. Durante muito tempo, a única maneira de produzir metanol era destilando a madeira a seco e na
ausência de ar, daí o nome “álcool da madeira” que alguns comerciantes inescrupulosos vendiam como sendo álcool etílico. Atualmente, é produzido em escala industrial a partir do carvão e água, sendo monitorado pelos órgãos do governo a fim de que não seja utilizado incorretamente. Com base nas informações é possível inferir que
a) A destilação é um processo físico de separação.
b) O metanol, assim obtido, constitui uma mistura heterogênea.
c) A cachaça é uma substância pura.
d) Toda substância pura é constituída por apenas dois tipos de elementos químicos.
e) O percentual de carbono no metanol é maior do que no etanol.
29. A prata é um elemento muito utilizado nas indústrias de fotografia e imagem e seu descarte no meio ambiente representa risco para organismos aquáticos e terrestres. Por ser um dos metais com risco de escassez na natureza, apresenta um alto valor agregado. Nesses aspectos, a recuperação da prata de resíduos industriais e de laboratórios associa a mitigação do impacto ambiental à econômica. O fluxograma representa o tratamento de um resíduo líquido que contém íons de prata
e de sulfato
em meio aquoso.
De acordo com o fluxograma apresentado durante o processo de obtenção de prata
a) A adição de NaCl ao resíduo aquoso provoca a precipitação de todo o sulfato presente.
b) A adição de solução de NaOH ao AgCl(s) é um fenômeno físico que resulta na formação de óxido de prata.
c) A adição de NaCl(aq) proporciona a formação de um precipitado separado da solução por filtração.
d) O óxido de prata formado apresenta propriedades do metal presente, como brilho característico e condutividade elétrica.
e) O sulfato presente na solução inicial é recuperado no precipitado final de óxido de prata.
30. Observe a figura retirada do sítio em referência sobre o assunto biocombustíveis.
a) O CO2 liberado pelas plantas volta para a natureza através do tanque dos carros.
b) O etanol só pode ter um tipo de matéria-prima, que é a cana-de-açúcar.
c) O etanol, após a fermentação e destilação do álcool, vai direto puro para qualquer tipo de motor.
d) O etanol e o biodiesel, embora parecidos, têm características químicas diferentes.
e) O etanol, em termos ambientais, é mais vantajoso do que a gasolina e menos vantajoso do que o diesel.
31. Na presença de ar úmido ou de água que contém oxigênio dissolvido, o ferro é transformado num produto denominado ferrugem que não tem fórmula conhecida, mas que pode ser representada por Fe2O3 . xH2O. A reação que se processa é:
A ferrugem formada não adere à superfície do ferro, mas separa-se na forma de flocos, deixando o metal exposto o que permite a continuação da reação. À medida que o ferro vai se transformando em ferrugem, ele vai sofrendo corrosão. No caso de outros metais, quando expostos ao ar úmido, também ocorre reação semelhante, mas os óxidos formados aderem à superfície do metal e produzem uma película que protege o material. Considerando essa reação do ferro, pode-se afirmar que:
a) o oxigênio sofre um processo de redução.
b) o produto da reação é o óxido ferroso hidratado.
c) o ferro sofre um processo de redução.
d) a água sofre um processo de oxidação.
e) o óxido hidratado formado é classificado como um óxido neutro.
32. A luz amarela fornecida por uma lâmpada de vapor de sódio utilizada em iluminação pública, é o resultado da
a) transição de elétrons de um dado nível de energia (excitado) para um outro de maior energia (fundamental).
b) remoção de elétrons de um átomo para formar cátions bivalentes.
c) da adição de elétrons e átomos para formação de ânions de diversas valências.
d) combinação de átomos para formar moléculas, pois o estabelecimento de uma ligação libera energia.
e) transição de elétrons de um nível de energia mais alto (excitado) para um mais baixo (fundamental).
1) Pendura cada modelo na mola e mede a sua distensão, obtendo os seguintes resultados:
2) Coloca os sapatos sobre o piso e puxa cada um deles com a mola na horizontal, medindo, com uma régua no chão, a distensão máxima até que os sapatos entrem em movimento, obtendo os seguintes resultados:
.bmp&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
a) ser mais seguro a criança usar o modelo 1, pois µ1 é menor que µ2, conforme os experimentos atestam.
b) ser recomendável a criança usar o modelo 2, por µ2 ser maior que µ1.
c) ser indiferente a criança usar qualquer um dos dois modelos, pois os experimentos feitos mostram que µ1 = µ2.
d) ser mais seguro a criança usar o modelo 2, por este oferecer menor risco de escorregão e queda, por µ2 ser menor que µ1.
e) ser mais seguro a criança usar o modelo 1, pois µ1 é maior que µ2.
22. Um caminhoneiro, ciente do índice alarmante de mortes por ultrapassagem, escreveu no para-choque traseiro de seu caminhão:
Ao zelar pela segurança de quem o segue, o conceito físico aplicado pelo caminhoneiro é
a) o ângulo visual. b) o princípio da independência dos raios luminosos.
c) o princípio da propagação retilínea da luz. d) a reflexão difusa da luz.
e) o princípio da reversibilidade dos raios luminosos.
QUESTÕES DE QUÍMICA
Para responder à questão 23, considere a tabela a seguir.
23. Se algumas batatas foram cozidas em uma solução de NaCl 10% por tempo suficiente, e havia 300 gramas de batata, a quantidade de vitamina C, em miligramas, existente será de
a) 14.7 b) 17.4 c) 26.7 d) 44.1 e) 50.5
24. Uma moda atual entre as crianças é colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras apresentam em sua constituição a substância sulfeto de zinco. O fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõem os átomos dessa substância absorvem energia luminosa e saltam para níveis de energia mais externos. No escuro, esses elétrons retornam aos seus níveis de origem, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Essa característica pode ser explicada considerando o modelo atômico proposto por
a) Dalton. b) Thomson. c) Lavoisier. d) Rutherford. e) Böhr.
.bmp)
Folha de S. Paulo, 30/8/2009.
Considerando o processo de formação e a composição do petróleo, é possível afirmar que
a) A composição do petróleo é constante, não diferindo de acordo com a região de onde é extraído.
b) O álcool etílico, gasolina, querosene e metanol são obtidos por destilação do petróleo.
c) O petróleo é um recurso energético renovável.
d) Somente o petróleo é combustível fóssil.
e) O petróleo é um líquido oleoso, formado por milhares de compostos orgânicos, com grande predominância de hidrocarbonetos.
26. O ar é capaz de reter uma certa concentração de vapor de água até atingir uma densidade de saturação. Quando a concentração de vapor de água atinge essa densidade de saturação, ocorre uma condensação, ou seja, a água muda do estado gasoso (vapor) para o estado líquido.
Essa densidade de saturação depende da temperatura, como mostra o gráfico.
Em regiões próximas a grandes concentrações de água, é comum, ao amanhecer, ver-se que o carro exposto ao tempo está todo coberto de gotículas de água, que a grama está molhada etc. Esse fenômeno ocorre devido
a) à diminuição da temperatura ambiente durante a noite, que torna a densidade de saturação igual ou menor à densidade de vapor de água existente na atmosfera, ocasionando a condensação de parte do vapor de água.
b) ao início do aquecimento do ambiente por causa dos primeiros raios solares, que aumenta a densidade de saturação e provoca a condensação de parte do vapor de água.
c) à diminuição da temperatura ambiente durante a noite, que aumenta a densidade de saturação do vapor de água existente na atmosfera, ocasionando a condensação de parte do vapor de água.
d) ao aumento da concentração de vapor de água que ocorre na atmosfera devido à diminuição de temperatura, ocasionando a condensação de parte do vapor de água.
e) à diminuição da concentração de vapor de água que ocorre na atmosfera devido à diminuição de temperatura, ocasionando a condensação de parte do vapor de água.
27. A mais importante fonte de hidrocarbonetos (compostos de fórmula geral CxHy) é o petróleo. Aproximadamente 90% dos materiais obtidos a partir da refinação do petróleo são usados em reações de combustão, para obter energia para meios de transporte, aquecimento industrial e doméstico, produção de eletricidade e iluminação. Os hidrocarbonetos com até quatro átomos de carbono são gasosos. Os hidrocarbonetos utilizados como combustíveis possuem grande importância econômica. Nesse contexto, constata-se que
a) o gás natural veicular (GNV) é constituído principalmente de octano (C8H18).
b) uma vantagem de se utilizar o álcool, em vez da gasolina, é o fato de ele ser uma fonte renovável de energia.
c) o petróleo é uma fonte renovável de energia.
d) o gás de cozinha (GLP) é formado por hidrocarbonetos que apresentam, em sua estrutura, mais de 20 átomos de carbono.
e) os hidrocarbonetos são obtidos do petróleo, por meio de métodos de filtração.
28. Em um determinado incidente, trinta e três pessoas morreram em Salvador em razão da ingestão de cachaça de fabricação clandestina. Segundo os médicos, os sintomas eram dor de cabeça, hipertensão e vertigem. O que levou a crer que a cachaça tenha sido contaminada com metanol. Um laboratório confirmou
tal hipótese. Durante muito tempo, a única maneira de produzir metanol era destilando a madeira a seco e na
ausência de ar, daí o nome “álcool da madeira” que alguns comerciantes inescrupulosos vendiam como sendo álcool etílico. Atualmente, é produzido em escala industrial a partir do carvão e água, sendo monitorado pelos órgãos do governo a fim de que não seja utilizado incorretamente. Com base nas informações é possível inferir que
a) A destilação é um processo físico de separação.
b) O metanol, assim obtido, constitui uma mistura heterogênea.
c) A cachaça é uma substância pura.
d) Toda substância pura é constituída por apenas dois tipos de elementos químicos.
e) O percentual de carbono no metanol é maior do que no etanol.
29. A prata é um elemento muito utilizado nas indústrias de fotografia e imagem e seu descarte no meio ambiente representa risco para organismos aquáticos e terrestres. Por ser um dos metais com risco de escassez na natureza, apresenta um alto valor agregado. Nesses aspectos, a recuperação da prata de resíduos industriais e de laboratórios associa a mitigação do impacto ambiental à econômica. O fluxograma representa o tratamento de um resíduo líquido que contém íons de prata
.bmp)
.bmp)
De acordo com o fluxograma apresentado durante o processo de obtenção de prata
a) A adição de NaCl ao resíduo aquoso provoca a precipitação de todo o sulfato presente.
b) A adição de solução de NaOH ao AgCl(s) é um fenômeno físico que resulta na formação de óxido de prata.
c) A adição de NaCl(aq) proporciona a formação de um precipitado separado da solução por filtração.
d) O óxido de prata formado apresenta propriedades do metal presente, como brilho característico e condutividade elétrica.
e) O sulfato presente na solução inicial é recuperado no precipitado final de óxido de prata.
30. Observe a figura retirada do sítio em referência sobre o assunto biocombustíveis.
www.vestibulandoweb.com.br.
Em relação aos biocombustíveis constata-se quea) O CO2 liberado pelas plantas volta para a natureza através do tanque dos carros.
b) O etanol só pode ter um tipo de matéria-prima, que é a cana-de-açúcar.
c) O etanol, após a fermentação e destilação do álcool, vai direto puro para qualquer tipo de motor.
d) O etanol e o biodiesel, embora parecidos, têm características químicas diferentes.
e) O etanol, em termos ambientais, é mais vantajoso do que a gasolina e menos vantajoso do que o diesel.
31. Na presença de ar úmido ou de água que contém oxigênio dissolvido, o ferro é transformado num produto denominado ferrugem que não tem fórmula conhecida, mas que pode ser representada por Fe2O3 . xH2O. A reação que se processa é:
A ferrugem formada não adere à superfície do ferro, mas separa-se na forma de flocos, deixando o metal exposto o que permite a continuação da reação. À medida que o ferro vai se transformando em ferrugem, ele vai sofrendo corrosão. No caso de outros metais, quando expostos ao ar úmido, também ocorre reação semelhante, mas os óxidos formados aderem à superfície do metal e produzem uma película que protege o material. Considerando essa reação do ferro, pode-se afirmar que:
a) o oxigênio sofre um processo de redução.
b) o produto da reação é o óxido ferroso hidratado.
c) o ferro sofre um processo de redução.
d) a água sofre um processo de oxidação.
e) o óxido hidratado formado é classificado como um óxido neutro.
32. A luz amarela fornecida por uma lâmpada de vapor de sódio utilizada em iluminação pública, é o resultado da
a) transição de elétrons de um dado nível de energia (excitado) para um outro de maior energia (fundamental).
b) remoção de elétrons de um átomo para formar cátions bivalentes.
c) da adição de elétrons e átomos para formação de ânions de diversas valências.
d) combinação de átomos para formar moléculas, pois o estabelecimento de uma ligação libera energia.
e) transição de elétrons de um nível de energia mais alto (excitado) para um mais baixo (fundamental).
TIRE SUAS DUVIDAS SOBRE O GEEKIE GAMES
Uma dica para conseguir boa colocação com base nos estudos na plataforma: faça os objetivos, estude e cumpra suas missões regularmente.
O Geekie Games é um desafio entre alunos do Ensino Médio que vai dar acesso gratuito ao Geekie Lab, uma plataforma de aprendizado que possibilita que todos os estudantes se preparem para o ENEM por meio das ferramentas mais inovadoras de diagnóstico, com base na Teoria de Resposta ao Item (utilizada pelo Enem), e estudo personalizado.
Quem realiza o Geekie Games?
O Geekie Games é realizado pela Geekie, uma start up de aprendizado adaptativo que personaliza o ensino por meio da tecnologia para que cada aluno desenvolva todo seu potencial. Para saber mais sobre a Geekie, clique aqui.
Além disso, o Geekie Games conta com a parceria do G1, Fundação Telefônica, Itaú e Instituto Unibanco, Instituto Natura e Burguer King.
Quem pode participar do Geekie Games?
Qualquer interessado em se preparar para o Enem poderá participar do Geekie Games gratuitamente.
Além disso, o Geekie Games também é aberto e gratuito a todos os professores, escolas de Ensino Médio e Secretarias de Educação responsáveis pelo Ensino Médio.
Como faço para participar?
Aluno
Para participar, o aluno deve se inscrever gratuitamente na plataforma a partir do dia 31 de agosto, realizar os simulados de cada uma das áreas de conhecimento do Enem, estudar na plataforma e realizar o simulado final durante a semana de 09/10 a 16/10.
Professores
Para participar, o professor deve solicitar à sua escola que se inscreva no Geekie Games. Após a inscrição, a escola deverá cadastrar o professor, que irá receber um login e uma senha para ter acesso ao Geekie Lab, onde poderá consultar relatórios detalhados de desempenho das suas turmas.
Os professores podem também engajar seus alunos a participar do desafio, para que ele possa acompanhar seus desempenhos, e ainda poderão contribuir para transformar a educação no Brasil participando de um estudo sobre ensino híbrido.
Escolas
Qualquer escola, tanto da rede pública quanto privada, poderá participar do Geekie Games. As escolas públicas cadastradas pelas Secretarias Estaduais de Educação que aderiram ao Geekie Games já estão automaticamente participando do desafio. Para terem acesso aos relatórios de desempenho de suas escolas, deverão acessar o Geekie Lab utilizando seus dados de acesso recebidos de suas respectivas Secretarias Estaduais de Educação.
As demais escolas devem se inscrever através do preenchimento das informações de contato solicitadas na página do Geekie Games a partir do dia 31/08.
Secretarias
Para inscrever sua rede, entre em contato conosco através do email contato@geekie.com.br.
Quais são as etapas do Geekie Games?
De 31/08 a 25/10
Alunos testam seus conhecimentos e treinam do seu jeito
Professores e Escolas tem acesso a relatórios completos do desempenho de sua rede e relatórios detalhados de cada aluno
De 09 a 16/10
Alunos avaliam sua evolução
De 28/10 a 10/11
Professores submetem o seu estudo sobre ensino híbrido
Não tenho acesso à internet. Como eu faço para participar?
Procure laboratórios na sua escola, e conte sobre o Geekie Games para que eles possam apoiar a sua participação. Se ainda assim não for possível, você poderá procurar um de nossos parceiros que disponibilizam laboratórios de informática para que os alunos participem do desafio. Para saber mais, veja a seção Onde Estudar, clicando aqui.
A nota que eu tirar no Geekie Games é a minha nota do Enem?
Não. A sua nota no Enem será a que tirar no exame oficial, nos dias 26 e 27/10.
O Geekie Games irá selecionar 40 alunos e convidá-los a serem Embaixadores Geekie e terem acesso a uma série de benefícios. Estarão elegíveis a esta seleção apenas os alunos que tiverem realizado os simulados iniciais das 4 áreas de conhecimento do Enem e concluído o simulado final.
Benefícios:
· Prioridade para testar as novidades dos produtos Geekie durante o próximo ano
· Possibilidade de promover o Geekie Games 2014
· Possibilidade de ser entrevistado pelo G1
· Conhecer a Geekie e o time que faz a empresa
Os 10 alunos com maior nota em uma das categorias abaixo serão reconhecidos e convidados para serem Embaixadores Geekie. As categorias são:
· Desempenho - Escola Particular: com base na nota do segundo simulado
· Desempenho - Escola Pública: com base na nota do segundo simulado
· Melhoria de aprendizado - Escola Particular: com base nos pontos ganhos a partir dos estudos na plataforma
· Melhoria de aprendizado - Escola Pública: com base nos pontos ganhos a partir dos estudos na plataforma
Uma dica para conseguir boa colocação com base nos estudos na plataforma: faça os objetivos, estude e cumpra suas missões regularmente.
Esta ferramenta vai estar sempre disponível de graça?
A ferramenta estará disponível de forma gratuita para alunos, professores, escolas e secretarias de educação durante o Geekie Games, até o dia 25/10. O Geekie Games está sendo oferecido pela Geekie em parceria com o G1, Fundação Telefônica, Itaú, Instituto Unibanco, Instituto Natura e Burguer King.
1a etapa: Alunos se engajam no desafio
Os alunos fazem um teste para avaliar seus conhecimentos do conteúdo do Enem e identificar seus pontos fortes e fracos. São questões cobrindo as 4 áreas do Enem: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos.
2a etapa: Professores usam os diagnósticos
Enquanto o aluno estuda, o professor consegue acompanhar os relatórios e diagnósticos de cada um e da classe e com base nessas informações poderá adaptar e montar suas aulas.
3a etapa: Simulado Final
O aluno faz o segundo simulado no formato Enem, com 180 questões das quatro áreas de conhecimento. A partir desse simulado ele recebe um novo diagnóstico em que é possível identificar onde ele melhorou e o que precisa focar na reta final pré-Enem. Após o desafio, a sua escola receberá um relatório completo de desempenho dos seus alunos.
Divulgue o Geekie Games na sua escola e engaje os seus alunos no desafio
Assinar:
Postagens (Atom)