quarta-feira, 15 de maio de 2013

Histórico da escola Ananias do Amaral Vieira.


           

 

 O grupo escolar Professora Ananias do Amaral Vieira, criado pelo decreto do então Governador do Estado, Dr. Plácido Aderaldo Castelo, construído em 1967, verba conseguida graças ao Dr. Plácido Aderaldo Castelo, quando Deputado Estadual, tem sede própria à Rua Coronel José Aderaldo, n°549, bairro Nossa Senhora de Salete.
A Unidade Escolar recebeu o nome de Grupo Escolar Professora Ananias do Amaral Vieira, por escolha do próprio fundador, em homenagem a mestra Da Ananias do Amaral Vieira, que marcou época na história da Educação de Mombaça, bem como em outros setores da vida social.
            09 de junho de 1968 – inauguração oficial do Grupo Escolar pelo Exmo. Sr. Governador do Estado Dr. Plácido Aderaldo Castelo de Castro, estando presente o Sr. Secretário de Educação, Dr. Ubirajara Índio do Ceará, os Deputados Estaduais, Paulo Benevides e Castelo Castro, o Vigário da Paróquia, Reverendo Pe. José Pereira de Oliveira, o prefeito Municipal, José Marques de Sousa, representantes das diversas Unidades Educacionais da cidade, demais Autoridades locais representantes das cidades vizinhas, a família mombacense e representantes das demais associações de classes.
O ato inaugural foi presidido pelo chefe do Poder Executivo, Dr. Plácido Aderaldo Castelo.
            Dr. Ubirajara Índio do Ceara, após o discurso, onde ressaltou o empenho do Sr. Governador no que se refere a Educação e aos demais problemas desta Terra, leu para o público o ato de nomeação da diretora Maria Vilalba Vieira de Sousa, que designada para o cargo por escolha do chefe do Estado. Em seguida fez a abertura do livro de ponto da nova casa de Educação.
            Fizeram também uso de da palavra o Vigário Pe. José Pereira de Oliveira e o Deputado Estadual Francisco Castelo de Castro. Encerrando o Ato da inauguração o Exmo. Sr. Governador do Estado, Dr. Plácido Aderaldo Castelo proferiu brilhante discurso, não escondendo o entusiasmo pela nova semente e que acabava de lançar em sua terra.
            Quando inaugurado o Grupo Escolar Professora Ananias do Amaral Vieira, o quadro do corpo docente já formado, contava com um número de 12 professores.
            O seu corpo discente contava com 222 alunos, matriculados em todas as séries do então curso primário.
            No início do ano de 1968, já concluídos os trabalhos de construção, o prédio foi ocupado pelo colégio Divino Salvador, por se encontrar a sede Estabelecimento em trabalhos de recuperação.
            Em 30 de outubro de 1975 conforme artigo 1° do decreto N° 11.493 de 17/10/75 do Diário Oficial, esta Unidade Escolar, que ainda não tivera publicado o seu ato de criação legal, fica pelo decreto presente Decreto, criada como: Escola de 1° Grau Ananias do Amaral Vieira.

           

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário