sábado, 30 de novembro de 2013

ROTEIRO DAS APRESENTAÇÃO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


 Sejam todos bem vindos.

No dia 20 de Novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra, com o objetivo de resgatar a memória étnica dos afrodescendentes.

Na década de 1970, um grupo de quilombolas no Rio Grande do Sul cunhou o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra: uma data para lembrar e homenagear o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado nesse dia pelas tropas coloniais brasileiras, em 1695. A representação do dia ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado no País, que transformou a data em nacional.

Hoje a nossa escola comemora esse dia tão importante para o nosso país.

 

APRESENTAÇÃO 1

A herança da colonização portuguesa aproxima o Brasil de vários países africanos. Sua evidência mais forte é o caráter oficial da língua portuguesa nesses países. O Brasil deve muito de sua cultura aos milhões de africanos escravizados que foram trazidos para o país entre os séculos XVII a XIX.

Países lusófonos:

         Portugal

 Portugal é conhecido como um país de poetas, Camões escreveu a obra prima da língua portuguesa “Os Lusíadas”. Gil Vicente o pai do teatro português e Fernando Pessoa criou os vários eus líricos.

Timor-Leste

A cultura de Timor-Leste reflete inúmeras influências, incluindo de Portugal à tradição católica Romana, e da Malásia, sobre as culturas indígenas austronésicas, melanésias e de Timor.

Angola

 No final dos anos de 1940, surgiu o movimento dos novos intelectuais de Angola: um grupo de jovens negros, mulatos e brancos reunidos em torno da frase “Vamos descobrir Angola”. Eles se voltaram para a riqueza das línguas nativas e do repertório oral.

Moçambique

No contexto das lutas pela independência em Moçambique, os escritores utilizaram a literatura como via de expressão de suas angústias e de suas opiniões.

 

Cabo Verde

  A cultura de Cabo Verde inicia-se com a conscientização do nativo do arquipélago sobre o processo histórico no qual se insere.

 

Tomé e Príncipe

A cultura de São Tomé e Príncipe tem origem na miscigenação entre portugueses e nativos oriundos da costa do Golfo da Guiné,Angola, Cabo Verde e Moçambique.

 

Guiné Bissau

A cultura de Guiné-Bissau possui uma herança bastante rica e diversificada. A cultura varia de etnia para etnia,exprimindo-se na diferença linguística, na dança, na arte na profissão, na musica e nas manifestações culturais.

Brasil

Brasil um país com muitas diversidades, tanto em sua natureza quanto na sua cultura. O carnaval é a festa mais importante do nosso Brasil e somos conhecidos mundialmente como o país do futebol.

 

APRESENTAÇÃO 2

O Maculele é uma dança folclórica de origem afro-brasileira e indígena, o Maculele era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música.

Teremos agora uma apresentação do Maculele com os alunos do 1º ano E.

APRESENTAÇÃO 3 

Convido  os alunos Lucas, Letícia e     para fazerem a Declamação de uma poesia de Moçambique “Descolonizamos o Land Rover” de Albino Magoia

 

APRESENTAÇÃO 4

Você sabia que os negros africanos deram uma importante contribuição para a  culinária brasileira?

Os alunos do 2º e 3º farão uma exposição de receitas de origem africanas.

 

APRESENTAÇÃO 5

Jorge Amado, poeta brasileiro, negro, criou a figura Gabriela para representar a mulher afro-brasileira.

Dança Gabriela com os alunos do 2º  ano.

 

APRESENTAÇÃO 6

Apresentação teatral Menina Bonita do Laço de Fita, retratando a figura negra.

 

APRESENTAÇÃO 7

No ano de 2012 o maior campeonato de futebol do mundo a Copa, aconteceu na África do Sul, várias músicas embalaram esse evento, dentre elas a Waka-Waka interpretada por Shakira.

 

APRESENTAÇÃO 8

Apresentação teatral (3º ANO)

 

 

APRESENTAÇÃO 9

O Carimbó é considerado um gênero musical de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se recebendo outras influências, principalmente negra. Seu nome, em língua tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o curimbó, feito de tronco de madeira e pele de animal.

 

APRESENTAÇÃO 10

Mais uma apresentação de Maculelê, essa apresentação está concorrendo na Mostra de Vídeo da Cultura Afro Indígena da Secretaria Estadual de Educação.

 

 "No Dia da Consciência Negra, assim como em todos os dias do ano, devemos resgatar e valorizar a cultura afro-brasileira, pois ela é de fundamental importância para nossa identidade nacional"

Nenhum comentário:

Postar um comentário