quarta-feira, 5 de setembro de 2012

VISITA AO MUSEU DA ARTE UFC- FORTALEZA


HISTÓRICO

Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará
Martins Filho, fundador do MAUC       O papel da Arte como fator essencial para a formação cultural de uma sociedade foi percebido pela visao incontestável do reitor Antônio Martins Filho ao criar um museu de arte na Universidade Federal do Ceará.
Sede do MAUC em 1961      Superando resistências e aliando forças inaugurou o Museu de Arte da UFC - MAUC - no dia 25 de junho de 1961, instalando-o no campus do Benfica, defronte à Reitoria, no cruzamento de duas grandes avenidas de ligação entre as áreas norte-sul e leste-oeste da cidade.
Zenon Barreto       Com sede própria construida em 1965, o MAUC passou por sucessivas reformas e ampliações, sempre expondo externamente o mural Jangadas de Zenon Barreto. Servido por uma extensa rede de transportes coletivos, encontra-se ao lado de outros equipamentos culturais da UFC como a Rádio Universitária, as Casas de Cultura Estrangeira, cursos de Arquitetura, Comunicação Social, História, Biblioteconomia, Cinema de Arte, que juntos compõem o Polo Cultural do Benfica.
Sede do MAUC em 1965 / Painel 'Jangadas', de Zenon      Órgão suplementar, criado pela resolução no 104 de 18 de julho de 1961, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, mantém a preocupação constante de desenvolver e fortalecer as artes plásticas no Estado, papel este observado desde a sua fundação quando firmou-se como importante centro de preservação da cultura artística cearense, quer das expressões mais populares quer daquelas de caráter erudito.
Painel 'Jangadas' de Zenon Barreto      Desenvolveu progressivamente uma política de difusão das produções artísticas através de uma abertura permanente aos eventos temporários bem como vem abrindo caminhos pedagógicos para o ensino do desenho da pintura e da gravura, sendo nesta área um dos pioneiros no Estado.



Exposições permanentes


    Sala Raymundo Cela  Raymundo Cela                               Antônio Bandeira  Sala Antônio Bandeira  
  Sala Aldemir Martins   Aldemir Martins                                    Chico da Silva     Sala Chico da Silva
    Sala Descartes Gadelha  Descartes Gadelha                             Cultura Popular  Sala de Cultura Popular
    Sala de Arte Estrangeira  Sala de Arte Estrangeira



       .


Nenhum comentário:

Postar um comentário