sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


A abertura para as solicitações de inscrição para o curso Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas será no dia 25/02 a partir das 14h, aqui na Comunidade Virtual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O curso é destinado a professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio e a coordenadores pedagógicos em exercício nas escolas públicas do Brasil. Para conhecer em detalhes o programa do curso e as condições de participação, vá até a página do curso aqui na Comunidade.

Embora muitas pessoas pensem que esse curso é destinado ao professor que deseja aprender como ensinar seus alunos a escreverem resenhas, não é isso que acontece. Nele, a resenha funciona como um pretexto para que o professor possa
vivenciar, como produtor de textos, uma sequência didática para escrever um gênero do discurso. O curso tem como objetivo principal que os alunos entendam os princípios de trabalho da sequência didática para a escrita de textos de um determinado gênero do discurso.
Neste curso, será possível:

● vivenciar os passos de uma sequência didática (SD) para escrever uma resenha de um produto cultural;

● compreender, a partir desta vivência, quais são os princípios do trabalho com gêneros e com SD;

● exercitar algo da “arte” de elaborar atividades e exercícios para ensinar crianças e jovens a produzir textos na escola.

Os professores selecionados receberão e-mails de confirmação a partir do dia 27/02 para que possam validar sua participação. Aqueles que não confirmarem seu interesse até a data estipulada no e-mail estarão cedendo sua vaga aos participantes em lista de espera, que poderão receber e-mails de confirmação até o dia 08/03. Portanto, fique atento à sua caixa de e-mails. O critério de seleção para inscrição será ter as condições necessárias para participar e a ordem de recebimento das solicitações. A lista de espera será formada pelos professores que realizarem a solicitação de inscrição após o preenchimento de todas as vagas e atenderem as condições para a participação.

O que é preciso para participar do curso:

• Dispor de 8 a 9 horas semanais para se dedicar ao curso;
• Ter habilidade de gerenciamento do tempo, de forma a conseguir realizar as atividades nos prazos determinados;
• Possuir habilidades de navegação na web, tais como: abrir e fechar links; carregar vídeos para serem assistidos; responder e enviar mensagens; produzir arquivos em word e enviá-los;
• Dispor de conexão estável regular com a internet;
• Ter instalado no seu computador as últimas versões dos seguintes programas gratuitos: Adobe Reader e Adobe Flash Player.

As primeiras turmas do curso em 2013 terão início no dia 04/03. Nessa edição, serão oferecidas ao todo 480 vagas divididas em 16 turmas, sendo uma parte reservada para professores indicados pelas secretarias municipais e estaduais de educação. Todas as turmas serão conduzidas por um mediador que, ao final do curso, poderá indicar participantes para mediar turmas futuras.

Caso não consiga participar de uma das turmas de março, fique tranquilo: novas turmas serão oferecidas nos meses de maio, agosto e outubro.


Olá, visitante!

Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar logado.Clique aqui para se identificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário