quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PROJETO CIÊNCIAS DA NATUREZA

PROJETO

PROFESSORA RESPONSÁVEL: RITA MARIA

Caracterização do projeto

Os conhecimentos originados nas ciências Humanas e suas tecnologias constitui condição imprescindível ao prosseguição da vida social.

Em termos globais,a área sobre a qual nos detemos aqui,ou seja, a área de ciências Humanas,tem por âmbito das relação sociais, que são construíveis entre diferentes indivíduos,grupos segmentos e classes sociais, bem como as construções intelectuais que estes elaboram nos processos de construção dos conhecimentos que em cada momento se mostram necessário para o viver em sociedade em termos individuais ou coletivos.

Dessa forma globos,mapas e planetários possa contribuir para construir a autonomia intelectual(senso crítico) a partir da problematização de situação baseadas em referências concretas e diversas,rompendo com verdades absolutas ou deterministas.

Em função disso é dada a importância da renovação dos recursos didáticos minimizando assim a distância entre o abstrato e o concreto.

Justificativa do Projeto

Visando a necessidade de os educandos virem a desenvolver capacidades relacionadas á obtenção e á organização de informações contidas em diferentes fontes e expressas em diferentes linguagens,associando-as à resolução de situações e qualquer problema da natureza variada,permeando toda e qualquer ação voltada para análise e a compreensão dos diferentes contextos nos quais são construídas.

Objetivo Geral

Construir a autonomia intelectual (senso crítico)a partir da problematização de situações baseadas em referências concretas e diversas, rompendo com verdades absolutas ou deterministas.

Objetivos específicos

  • Favorecer o entendimento da relação existente entre a realidade local e o contexto nacional.

  • Promover o estudo da linguagem estatística e da cartografia.

  • Estudar aspectos das formações sociais, econômicas cultural e territória da população mundial.

  • Compreender e utilizar os mapas como instrumento de representação do espaço.

  • Analisar dados geográficos e estatísticos sobre temas relacionados ao meio ambiente,recursos naturais e características da população que compõem os cenários sócios políticos e econômicos da sociedade.

    Metas

  • Renovar o acervo cartográfico da escola proporcionando aos alunos uma maior aquisição do conhecimento históricos e geográficos.

  • Dinamizar o processo ensino-aprendizagem visando a melhoria da qualidade do ensino.

    Metodologia e estratégias de ação.

  • Oficina para os professores da área de ciências humanas.

  • Manuseio de equipamentos pelos alunos (com auxílio dos professores).

  • Elaboração de projetos

    Resultados e impactos esperados

A renovação do acervo cartográfico vem melhorar a qualidade das aulas, proporcionando assim uma maior aquisição de conhecimento, associando a teoria com a prática.

    Riscos e dificuldades a serem enfrentados

  • Não valorização do aluno na utilização dos materiais tendo em vista a sua fragilidade.

  • Imaturidade da parte do aluno na aquisição da teoria, causando um impacto ideológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário