terça-feira, 8 de novembro de 2011

PROJETO CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Projeto

UM OLHAR SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA
EEFM. ANANIAS DO AMARAL VIEIRA

Período de realização: O5 A 25 DE NOVEMBRO DE 2011.
Publico alvo: 1º , 2º, 3º ano e EJA – 180 alunos envolvidos
Professores Coordenadores: Professores de Historia, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Professores Colaboradores: Física, química, matemática, Biologia, Língua portuguesa, arte, inglês, Ed.fisica.e coordenadores pedagógicos, financeiros e administrativos;
e monitora da sala de informática

OBJETIVO GERAL:Tratar da importância e valorização da cultura negra dentro da escola, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade é o que propõe a Gincana cultural: Um olhar sobre a Consciência Negra.

OBJETIVO ESPECÍFICO:Na escola, valores sociais e morais são reforçados e também é nela que muitos preconceitos são perpetuados de forma quase imperceptível. Portanto é também na escola que se deve propiciar a reflexão crítica sobre esses valores.Assim, dentro da proposta de trabalhar na escola a valorização da cultura AFRO-DESCENDENTE professores e alunos do Ensino Médio, deverão envolver-se na realização de uma manhã afro que busque promover um espaço cultural para trabalhar expressões da arte e cultura africana, desenvolvendo atividades variadas

APRESENTAÇÃO
ABERTURA HINO NACIONAL REGIONALIZADO
MENSAGEM- CULTURA AFRO-DESCENDENTE
DESFILE DAS PERSONALIDADES DOS HERÓIS NEGROS
HISTÓRICO DOS AFRO-DESCENTES E DA LEI 10.639/03
COREOGRAFIA DAS RAÍZES NEGRAS
APRESENTAÇÃO DOS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-DESCENDENTES
REALIZAÇÃO DE UMA PEÇA TEATRAL
APRESENTAÇÃO DOS GRILHÕES AO COLOMBO
DANÇA DA PÉROLA NEGRA
INFORMAÇÕES DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL
APRESENTAÇÃO DA NAÇÃO CULTURAL
DESFILE DO CASAL AFRO-DESCENDENTE
APRESENTAÇÃO CAPOEIRISTA
PRODUÇÃO TEXTUAL

METODOLOGIA

1 - A Capoeira e sua importância - através de demonstrações coreográficas de grupos locais;
2- As coreografias fundamentadas nas raízes negras - com a participação de grupos locais;
3 – Produção textual
4 - A beleza negra - com a realização de uma apresentação de um casal afro descendente para ser escolhido como o mais belo casal..

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