sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O FASCINANTE MUNDO DA LITERATURA

PROJETO APRESENTADO NA FEIRA DE CIÊNCIA REGIONAL
CREDE 14

PROSA ROMÂNTICA


Alunas Autoras:

Kelyanne Noronha Pinheiro
Valeska Virna Conde Freitas

Professora Orientadora:

Raimunda Carmem Núbia da Silva

INTRODUÇÃO

A literatura é a arte da palavra e estuda sua história é o mesmo que compreender a evolução do pensamento e dos sentimentos humanos através dos tempos.Ler a prosa romântica brasileira é buscar as raízes culturais de nosso povo e de nossa língua,é compreender aquilo que somos hoje e porque somos assim.Este projeto visa fomentar o gosto pela leitura literária e melhorar o desempenho acadêmico dos alunos do 3º ano do ensino médio,contribuindo para o desenvolvimento de leitores que apropriem da leitura não apenas como uma obrigação,mas como um desfio prazeroso.

METODOLOGIA
O projeto foi desenvolvido com 100 alunos do 3º ano do ensino médio,dentre estes foi observado que pelo menos 70% não tinham o hábito de ler obras literárias.Foram realizadas pesquisas bibliográficas acerca do conceito do que é literatura e dos autores da prosa romântica e suas respectivas obras,sendo selecionados 15 títulos de romances do século XIX,cada aluno envolvido leu pelo menos um livro.A partir da leitura foram produzidos diversos trabalhos,destacando-se: Seminários,produção de livroclips,esquetes teatrais,debates,postagem de ficha de leitura no blog da escola usando a ferramenta DOCs e sarau literário aberto à comunidade local.

RESULTADOS

Todos os alunos participantes do projeto demonstraram maior interesse pelo ato de ler após o desenvolvimento dos trabalhos, sendo que cada aluno leu pelo menos uma obra literária conforme o índice de participação nas atividades,registradas em relatório pelo de língua portuguesa das turmas envolvidas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sabemos que ler não é uma prática habitual de nossos jovens,sabemos que o leitor se forma no exercício da leitura.Diante das transformações ocorridas no mundo globalizado em que vivemos as novas tecnologias da comunicação reduziram o tempo e comprimiram o espaço das relações humanas, a leitura de obras literárias mostra-se como importante instrumento de discussão de idéias,possibilitando a produção de sentidos, de trabalho do sujeito-leitor, levando a construção de atitudes críticas frente à realidade e ao contexto histórico e social em que se encontra o jovem leitor.Vale ressaltar que a leitura revela-se uma exigência para produção e acesso ao conhecimento,tão importante hoje para mundo do trabalho e para participação social e exercício de cidadania.



Nenhum comentário:

Postar um comentário